Ciência ajuda remadores

Os atletas dos quatro barcos classificados para os Jogos de Pequim têm um aliado de peso na preparação olímpica: a ciência. Ao lado da preocupação com o desempenho técnico e físico, a Confederação Brasileira de Remo (CRB) promove, desde o começo do ano, um rigoroso acompanhamento fisiológico. Após os treinos, sejam eles musculares, na água ou no remoergômetro (aparelho de remo indoor), os atletas têm sua produção de lactato e wattagem conferidos. ?Desta maneira temos um controle preciso de adaptação ao treino. É um processo que dá bastante trabalho. Mas se almejarmos melhorar nossa classificação olímpica e chegar a uma final B (do 7.º ao 12.º lugar), não temos outra coisa a fazer?, justifica o coordenador técnico da Seleção Brasileira de remo, Julio Noronha. ?Através do lactato vemos o grau de intoxicação muscular do atleta e com os watts temos noção precisa da força de resistência de cada um. Assim, vamos calibrando e dosando o treinamento?, completa.

O técnico da equipe, Rodney Jr., vê nos testes um auxílio precioso.

?Com esta avaliação sistemática sabemos exatamente como cada atleta se empenha nos trabalhos. Se está se poupando ou se está se matando demais. E podemos cobrar um desempenho ideal?, afirma o treinador.

Atletas gostam da novidade

?Nossa evolução é visível. Neste trabalho de base, para ganho de força e resistência de força, todos nós temos atingido os parâmetros estabelecidos?, diz o peso-leve Thiago Almeida, que rema ao lado de Thiago Gomes o double skiff peso leve.

Além do acompanhamento de rotina, a CBR deverá fazer testes de suscetibilidade a bronco-espasmos, levando em conta os altos índices de poluição de Pequim.

?Nosso esporte é praticado ao ar livre e uma crise respiratória poderá afetar o desempenho dos atletas. Por isso vamos verificar como podemos minimizar esse efeito da poluição?, diz Julio Noronha. A seleção brasileira de remo segue em treinamento no Rio de Janeiro até abril, quando viaja para competir na Europa.

Atletas convocados:

Single skiff feminino – Fabiana Beltrame; Single skiff masculino – Ânderson Nocetti; Double skiff peso-leve feminino – Luciana Granato e Camila Carvalho; Double skiff peso-leve masculino – Thiago Gomes e Thiago Almeida.

Reservas: Amanda Duarte e Henrique Vieira.

Voltar ao topo