Chuva e velocidade na Mini-Race

Depois da teoria, a prática. Este foi o resumo do último sábado, quando cerca de 40 competidores, entre experientes e novatos, se reuniram para participar da primeira etapa do Circuito Extremaventura Mini Race. No programa, uma manhã de palestras seguida de uma prova, de tiro curto, de corrida de aventura.

Com meia hora de atraso em relação ao horário marcado, começaram as oficinas. O primeiro tema foi a preparação física, seguida da palestra sobre nutrição esportiva, e logo após aconteceu uma explicação sobre orientação.

Depois de uma breve pausa para uma refeição rápida e verificação dos equipamentos obrigatórios, os 36 competidores largaram para um desafio de 33 quilômetros. Sob chuva fina e contínua, a disputa foi marcada pela alta velocidade.

Originalmente prevista para ter 20 km, o percurso total subiu para 33 km. Devido ao frio, a etapa de bóia cross teve seu percurso alterado, sendo reduzido pela metade. Como o Rio Nhundiaquara não apresentava grande volume de água, muitas equipes praticamente andaram pelo seu leito. A primeira equipe a chegar no PC 1 foi a Webtreino Ixion Geo, que demonstrava grande prepara físico. Do PC 1 ao PC 2, era uma pequena corrida de 300 m até a Pousada Itupava, onde os competidores deixaram bóias e coletes salva-vidas. Neste PC as equipes Webtreino e Paciornik se aproximaram da líder, Ixion Geo, com as três partindo praticamente juntas até o Santuário Nhundiaquara, “QG” da competição, ponto do terceiro PC da prova, num trajedo de 1 km.

Este foi o ponto da primeira AT (área de transição), quando os competidores trocaram a roupa de neoprene por calção e camiseta da prova, se abasteceram com suprimentos e mantimentos para enfrentar os dez quilômetros do percurso de ida e volta entre o Santuário Nhundiaquara e Engenheiro Lange, no pé da Serra, no tradicional caminho do Itupava. Como o PC 4 estava situado na casa do “Carlinhos” em Engenheiro Lange, os competidores foram obrigados a caminhar toda estrada, que nesta altura estava totalmente encharcada e bem escorregadia. A esta altura, a briga começava a esquentar. As equipes Paranaventura Cia de Aventura e Jamur Bikes Paranaventura e Cachorro Loco encostaram nos líderes, ameaçando suas colocações. Do PC 4 ao 5, os competidores encararam a mata fechada na “trilha dos guardas”. Neste ponto, 6 equipes se perderam, e foram encontradas após a competição.

A primeira equipe a chegar no PC 6, no Santuário Nhundiaquara, foi a Webtreino Ixion Geo, seguida pelas Paranaventura, Cia de Aventura e Jamur Bikes. Mas na prova de bike que finalizou a prova a Paranaventura Cia de Aventura assumiu a liderança, partindo num ritmo alucinante até a linha de chegada. Em segundo lugar chegou a equipe Cachorro Loco, seguida pela Jamur Bikes.

A Etapa Morrtes do Circuito Extremaventura Mini Race teve o patrocínio dos Refrigerantes Cini e apoios da Ford slaviero, Santuário Nhundiaquara, Solaris Comunicação.

Voltar ao topo