Boletim da Copa

Chegou a hora, Brasil estreia na Copa hoje contra a Croácia

Ansiedade

‘Chegou a hora‘. Foi assim que o técnico Luiz Felipe Scolari deu o tom do clima para a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, hoje, contra a Croácia, no Itaquerão, em São Paulo. Assim, ele abriu a sua entrevista coletiva ontem, no palco da partida, destacando que chegou o momento do tão aguardado começo do torneio.

Apesar de toda a ansiedade envolvendo a disputa da Copa do Brasil, Felipão garantiu que teria uma noite tranquila. ‘Eu já disse mais de 100 vezes, vocês podem perguntar para Olga (a esposa do treinador). Eu durmo bem. Outras coisas, não sei se faço bem. Se eu tivesse o Neymar do outro lado, eu teria alguns pensamentos durante a noite. Mas eu dormiria‘, comentou.

Europeus

Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

O Brasil tem apenas quatro dos 23 convocados atuando no País, um atleta a mais de clubes brasileiros do que em 2006 e 2010. Para a edição de 2014, Felipão chamou Jefferson, do Botafogo, Fred, do Fluminense, e Victor e Jô, ambos do Atlético-MG.

Excetuando os quatro ‘brasileiros‘ e o goleiro Julio César – que defende o Toronto FC, do Canadá -, todos os outros convocados por Felipão jogam na Europa, divididos em sete países diferentes: Ucrânia, Alemanha, França, Espanha, Itália, Inglaterra e Rússia. Chelsea e Paris Saint-Germain são os clubes com o maior número de representantes na seleção, três cada um – a transferência de David Luiz do clube inglês para o francês empatou a contagem.

Mistério

O técnico Niko Kovac manteve a rotina de treinos fechados desde que chegou ao Brasil na semana passada e só liberou a entrada da imprensa nos primeiros 15 minutos da atividade da seleção croata para reconhecimento do gramado do Itaquerão.

O zagueiro Shildendeld, que é dúvida, participou das primeiras atividades no gramado. Ele ficou de fora dos últimos treinos, por conta de dores, e só deverá ser confirmado no time de última hora. O atacante Olic reclamou de um incômodo no tornozelo na última segunda, mas esteve em campo
Até o lateral-esquerdo Pranjic treinou com o grupo, mesmo depois de ser vetado para o jogo de estreia, em razão de uma entorse no pé esquerdo. Único lateral-esquerdo de ofício na lista croata, ele será substituído por Sime Vrsaljko, lateral-direito que será improvisado no outro lado do campo.

Eduardo da Silva e Sammir, brasileiros naturalizados croatas, também estiveram presentes no gramado do Itaquerão.

Fique de olho

Neymar

Jefferson Bernardes/VIPCOMM

É o grande astro da seleção brasileira e, naturalmente, um dos principais nomes da Copa do Mundo, que começa hoje com o duelo com a Croácia, no Itaquerão, em São Paulo. Mas ao menos o discurso adotado pelo jogador do Barcelona é bem diferente. Afinal, ontem, já no palco da partida, ele declarou que não deseja ser protagonista no Mundial.

‘Estou preparado para ajudar os companheiros, para dar 100% em campo e ajudar o time. Não jogo sozinho, ninguém joga. São 11 jogadores em campo, fora os demais. Não tem reservas, somo um time completo e todos sabem do seu papel. É cada um cumprindo sua função. Assim, a nossa equipe pode ir longe‘, afirmou o jovem astro de 22 anos.