Chapa da situação vence pleito no Atlético

A administração do grupo ligado a Mário Celso Petraglia resistiu a um ano péssimo para o futebol e ganhou com folga as eleições do Atlético. Com a expressiva vantagem, de 1.655 a 507 votos, a chapa Coração Rubro-Negro, encabeçada por Marcos Malucelli (Conselho Administrativo, ou a presidência de fato do clube) e Gláucio Geara (Conselho Deliberativo, espécie de Poder Legislativo interno) comandará o Furacão nos próximos três anos. Houve ainda 4 votos nulos e 11 em branco.

Atual homem-forte do futebol rubro-negro, Marcos Malucelli representa a permanência do estilo administrativo adotado por Petraglia e seus pares desde 1995, embora o novo presidente rejeite o rótulo de continuísta e afirme que o dirigente mais importante do clube terá a mesma importância dos outros 249 novos membros do Conselho Deliberativo.

No dia da vitória, Malucelli afirmou que a primeira providência como novo presidente será discutir a renovação de contrato de Geninho, principal responsável por manter o Rubro-Negro na Série A.

O técnico, que esteve ontem no salão VIP da Arena, local da votação, já demonstrou desejo de continuar na Baixada. O único fator a ser definido é o financeiro.

“A partir do acerto ou não com Geninho, e também com (o preparador físico) Moraci Sant’Anna, definiremos o planejamento para 2009”, falou o presidente eleito.

Por planejamento, entenda-se contratação de reforços, reformulação do atual elenco, pré-temporada e até a vinda de um diretor de futebol, ainda indefinido. Certo apenas que a reapresentação do elenco acontece em 7 de janeiro.

Malucelli elogiou o rumo das eleições – as primeiras no clube em 33 anos. “A votação gerou grande mobilização da família atleticana. Vimos mais de duas mil pessoas comparecendo, o que nunca se viu antes no Paraná. Mais uma vez o Atlético inova”, falou, sem perder a chance de cutucar o eterno rival.

“Acho fantástico que o segundo maior clube do Paraná complete 100 anos. Mas digo à torcida atleticana que fatalmente carimbaremos a faixa deles sendo campeões em 2009”, sorriu. Quanto a possíveis mudanças administrativas, o novo presidente as condicionou à escolha da mesa do Conselho que irá presidir.

Protocolo

Malucelli e Geara ainda não tomam posse oficialmente. Amanhã à noite, os 250 novos membros do Conselho Deliberativo reúnem-se em assembléia para sacramentar a escolha de Malucelli como novo presidente do Conselho Administrativo – fato já previamente definido pela chapa.

A reunião também define o número de membros do Administrativo, principal órgão diretivo do clube. Hoje, o núcleo que era presidido por João Augusto Fleury da Rocha é composto por oito diretores.

Oposição

Mesmo antes do início da apuração, o candidato da oposição à presidência do Conselho Administrativo, José Henrique de Faria, já admitia a derrota no pleito e fazia planos para a próxima eleição. Para ele, o bate-chapa propiciou inédita oportunidade de discutir os assuntos do Atlético.

“O Atlético era um time de um só pensamento. Agora há uma oposição. Teremos tempo para nos organizar e mais força para cobrar transparência da administração”, falou. Faria elogiou ainda a condução do processo eleitoral e só contestou a falta de informações repassadas pela atual diretoria, que segundo ele dificultou a própria elaboração de propostas por parte da oposição.”