Catarinenses vencem etapa do Extremaventura

Com a participação de 19 das 20 equipes inscritas, aconteceu até a madrugada de domingo, em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, a primeira etapa do Circuito Extremaventura de Adventure Race -torneio que corresponde ao Campeonato Paranaense de Corridas de Aventura e que contou com o apoio da Companhia de Cimento Itambé e Prefeitura Municipal de Bocaiúva do Sul.

Bocaiúva do Sul – Depois de 10h05 de desafios dos mais variados, entre o terrenos montanhosos e estradas cheias de cascalho, além de mata densa e úmida, os catarinenses da equipe Mini Kalzone, de Florianópolis, surpreenderam os favoritos Trópicos Timex (SP) e Ecosystem Adventure (PR) e levaram para a Ilha de Santa Catarina, o título da etapa de abertura da competição. “Gostamos muito do percurso montado e vamos voltar jem agosto, para tentar garantir o prêmio do campeão do Circuito”, comentou Angela Giacometti, em relação à vaga ofertada ao campeão do paranaense na prova de Itambé/Extremaventura, válida pelo Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura.

Os paulistas da Trópicos Timex, ainda conseguiram o segundo lugar, cruzando a linha de chegada com 25 minutos de atraso em relação à campeã. Mas o grupo da Ecosystem Adventure não confirmou as expectativas e teve que ser resgatada. O terceiro lugar ficou com o time paranaense da Sasquatch Conquista Montanhismo, que chegou à praça central de Bocaiúva do Sul 12h30 depois de largar, e devido a um atraso do PC5, se perdeu na trilha que levava ao cume da Serra da Bocaina e a equipe demorou cerca de meia hora para registrar sua passagem, tempo compensado pela direção de prova no resultado final da Sasquatch.

Resgatados

Já a equipe Ecosystem teve problemas de orientação entre os postos de controle (PCs) oito e nove. Escolhido pelos organizadores em virtude de ser um local de muita extração de bracatingas, e possuir várias trilhas alternativas, exigindo com isso mais atenção no sentido de orientação dos competidores, o ponto acabou induzindo os integrantes da equipe ao erro. “Quando vimos que já era dez da noite, e iríamos cair de categoria, decidimos aproveitar a clareira que encontramos para montar um acampamento e aguardar o dia seguinte ou o resgate”, revelou Bruno Sperandio, capitão da Ecosystem. Mas o trabalho de resgate foi rápido, e não houve maiores conseqüências com os integrantes da Ecosystem.

A primeira etapa do Circuito Extremaventura teve percursos de 74 km de Mountain Bike, 24 de trekking, mais dois quilômetros de corridas, além de um rappel de 30 metros de altura com 70 metros de extensão, para transpor uma cachoeira numa fazenda da região.

Além da campeã Mini Kalzone, se destacaram na categoria duplas a Ximango Sagaz, do Rio Grande do Sul, que completou o percurso em 10h50 e a Paranaventura, que foi a primeira a cruzar a linha de chegada (apenas 9h25) , mas não levou o prêmio por não possuir uma integrante no time (só pontuam nas Corridas de Aventura equipes mistas ou formadas apenas por mulheres).

A próxima etapa do Circuito Extremaventura será dia 24 de agosto, em local a ser anunciado somente na semana do evento, para evitar que os competidores locais tenham vantagem sobre os concorrentes de fora. As modalidades em disputa serão orientação, mountain bike, mountain bike single trek, orientação, trekking, canoagem e bóia-cross. As inscrições serão abertas nesta quarta-feira, dia 24. Os interessados que ainda não fizeram reservas, precisar ser rápidos pois já existem 15 vagas reservadas e a capacidade da prova será de apenas 30 equipes em virtude do número de embarcações disponibilizada pela organização da prova, e também para que os competidores não causem grande impacto ambiental.

Voltar ao topo