Capitão da Bélgica, Kompany não foge de favoritismo

Apontada como uma das principais candidatas a surpresa da Copa, a Bélgica é a cabeça de chave e favorita ao primeiro lugar do Grupo H, que conta ainda com Argélia, Rússia e Coreia do Sul. O zagueiro e capitão Vincent Kompany não faz questão de esconder o favoritismo, e diz que sua equipe disputará o título mundial.

A Bélgica faz seu primeiro jogo na Copa nesta terça-feira, contra a Argélia, no Mineirão. Em entrevista coletiva concedida no estádio, Kompany ressaltou a importância da estreia, mas disse que o jogo diante dos argelinos ainda não será “seu principal momento neste Mundial”. “Eu me lembrarei desta partida pelo resto da minha vida, mas tenho grandes ambições e espero ir longe no torneio”, disse o atleta.

Apesar de atuar há dez anos pela seleção belga, o zagueiro de 28 anos fará sua primeira partida em uma Copa do Mundo. Isto porque a última participação da Bélgica em um Mundial foi em 2002. Kompany afirmou ter “aprendido muito neste período”, e quer mostra isso em campo. “Tenho tido muita sorte na minha carreira, mas sempre quis levantar um troféu pela seleção. Por que não a Copa do Mundo?”, questionou o zagueiro, duas vezes campeão inglês pelo Manchester City.

A Copa do Mundo no Brasil tem surpreendido pela grande quantidade de gols. E Kompany admitiu estar preocupado com esta tendência. “Como zagueiro, estou atento a isso”, afirmou. Mas ele acredita no entrosamento com seus companheiros para evitar que a Bélgica sofra defensivamente. “Nossa maior qualidade é a organização e, enquanto nos mantivermos coesos, iremos bem na defesa.”

Para o zagueiro, a boa preparação tornou a Bélgica uma equipe ainda mais perigosa. “Estou muito curioso para ver como nos sairemos porque nossa preparação foi perfeita”, revelou Kompany.