Encrenca à vista!

Campeonato Paranaense pode ser paralisado antes do mata-mata

O Campeonato Paranaense não chegou nem no final da primeira fase e já tem encrenca à vista. O caso Germano, volante do Londrina, pode paralisar o Estadual até que seja julgado pelo pleno do STJD. Em fevereiro, o TJD-PR julgou procedente a denúncia de irregularidade do Tubarão pela escalação de Germano na primeira rodada do campeonato. A punição foi a perda de seis pontos e uma multa no valor de R$ 2 mil.

Na quinta-feira (17), o Londrina conseguiu um efeito suspensivo no STJD no Rio de Janeiro, que devolveu os seis pontos e suspendeu o pagamento da multa até que o caso seja julgado no pleno. Com este vai e vem dos pontos do Tubarão, a classificação do Paranaense sofreu um impacto.

Quando já se desenhava um panorama com os quatro times da capital nas quatro primeiras posições, o que garante uma vantagem nas próximas fases, eis que aparece o Londrina como “intruso” na festa. Com a recuperação dos seis pontos, o Tubarão assumiu a terceira colocação, atrás de J. Malucelli e Paraná Clube e à frente de Atlético e Coritiba.

A encrenca vem agora. Como faltam apenas duas rodadas para o fim da primeira fase, que terminará dia 27, a Federação Paranaense de Futebol terá agora que esperar pelo julgamento do caso no STJD para definir os cruzamentos para a próxima fase. Os confrontos dependem da posição dos clubes ao final da primeira fase – 1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º. Esta fase de mata-mata está marcada para começar no primeiro final de semana de abril, dias 2 e 3.

Acontece que o julgamento do caso Germano no pleno do STJD está marcado somente para o dia 31 de março. E a FPF não pode homologar as partidas do mata-mata antes da definição do tribunal, pois precisa saber se o Tubarão vai perder seis pontos mesmo ou vai continuar com a pontuação atual.

Além disso, segundo o regulamento do Paranaense, a FPF tem que homologar a rodada com 72h de antecedência. Como o julgamento é só dia 31 não haverá tempo hábil para a entidade confirmar os jogos do mata-mata para os dias 2 e 3 de abril. Caso complicado, pois o calendário é apertado e não tem datas sobrando, caso seja necessário “esticar” o Estadual por mais alguns dias. Vamos aguardar o desdobramento deste imbróglio.