Caminhão brasileiro começa bem no Rali Dakar

No segundo dia de competições do Rally Dakar, na categoria caminhões, a Ginaf voltou a dominar. Desta vez, porém, com o trio da De Rooy, formado pelos holandeses Gerard de Rooy e Marcel Van Melis e o belga Tom Colsoul, que completaram o segundo estágio, de 237 km, neste domingo, em 2h21min42s.

Com a vitória no percurso entre as cidades argentinas de Santa Rosa e Puerto Madryn, eles assumem a liderança do rali, com o tempo acumulado de 5h36min51s.

O dia também foi de destaque para os brasileiros. No volante do Tatra da equipe Ginaf Rally Power, André de Azevedo, acompanhado por Maykel Justo e o checo Jaromir Martinec, completou o trajeto em 11.º, 32min44s após o vencedor, e assumiu a sexta colocação geral da prova.

Carros

Os favoritos deram as cartas no segundo dia do Rally Dakar, na categoria carros. O espanhol Carlos Sainz, ao lado do navegador Michel Perin, venceu a segunda etapa, entre Santa Rosa e Puerto Madryn, e assumiu a liderança na classificação geral. Eles têm 2min19s de vantagem para o sul-africano Giniel de Villiers e o alemão Dirk Von Zitzewitz, que completaram os 237 km do estágio na terceira colocação.

Divulgação
José Hélio é o melhor brasileiro na  categoria motos.

Os melhores brasileiros foram de novo Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo. A dupla da equipe Mitsubishi Brasil, que disputa o Dakar pela primeira vez, ficou na 12.ª posição e manteve o 11.º no geral.

Motos

O espanhol Marc Coma manteve a liderança do Rally Dakar na categoria motos apesar de ter acabado o estágio de 237 km entre Santa Rosa e Puerto Madryn apenas na 17.ª colocação, neste domingo. Como liderou o percurso nas duas primeiras parciais, mas perdeu muito tempo no trecho final e ficou a 12min27s do vencedor, o holandês Frans Verhoeven.

O melhor brasileiro mais uma vez foi José Hélio, que terminou na 15.ª posição, 10min48s após o vencedor. O resultado havia feito com que ele caísse da nona para a 14.ª colocação na classificação geral, mas uma penalização de 6min para norte-americano Jonah Street deixou o brasileiro em 13.º.

Quadriciclos

No segundo dia do Rally Dakar, neste domingo, o francês Christophe Declerck voltou a vencer, ao completar o percurso de 237 km em 2h55min58s. Já o brasileiro Carlo Collet, da Brodo Team, se recuperou e foi o 16.ª da etapa.

No segundo estágio, que teve início em Santa Rosa de la Pampa e terminou em Puerto Madryn, Collet, pentacampeão do Rali dos Sertões e estreante no Dakar, fez o tempo de 4h28min20s e é agora o 18.º na classificação geral.

Ontem, ele, que é o único representante brasileiro na categoria, terminou a primeira etapa na última colocação. O piloto havia fechado o estágio 3h38min26s após o líder.