Calor assusta tenistas no Grand Slam da Austrália

Sob um calor de 40º a russa Maria Sharapova teve muito trabalho, mas acabou superando a francesa Camille Pin por 2 sets a 1 e, ontem, passou para a segunda fase do Aberto da Austrália.

Cabeça-de-chave número um, Sharapova teve de suar muito para bater Pin por 6/3, 4/6 e 9/7, em uma batalha de duas horas e 41 minutos.

A russa, que tenta seu primeiro título em Melbourne, teve até de interromper seu jogo por conta dos 40º que fazia na quadra central do complexo esportivo em que o aberto da Austrália é disputado. A partida só voltou após a utilização do teto retrátil.

Na segunda rodada, Sharapova terá pela frente a compatriota Anastassia Rodionova, que passou com tranqüilidade pela italiana Roberta Vinci, por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/1.

Já a belga Kim Clijsters e a suíça Martina Hingis – outras grandes favoritas ao título do torneio – não tiveram nenhuma dificuldade em suas estréias na competição.

Clijsters, por sua vez, teve extrema facilidade para aplicar um duplo 6/0 na russa Vasilisa Bardina. O jogo, que não passou de 44 minutos, teve 12 winners computados pela belga contra apenas três da russa. Porém, o mais impressionante foi a marca de 52 dos 67 pontos disputados conseguidos por Clijsters, que passa por uma das melhores fases de sua carreira.

Se tudo correr como esperado, a belga pode encontrar Martina Hingis nas quartas-de-final e Sharapova na semi. Aliás, a suíça foi outra que não tomou conhecimento de sua adversária e passou fácil pela francesa Nathalie Dechy por 6/0 e 6/2, em 54 minutos de partida.

Hingis cometeu apenas 10 erros não forçados, metade do número de sua rival. Além disso, anotou 16 bolas vencedoras. A ex-líder do ranking converteu cinco break points e não permitiu que Dechy obtivesse nenhuma quebra.

Masculino

O espanhol Rafael Nadal, o argentino David Nalbandian e o norte-americano James, três dos grandes favoritos ao título do Aberto da Austrália, avançaram para a segunda fase da competição em meio a muito calor, condição climática que mostrou-se decisiva em alguns resultados do torneio.

Nadal, cabeça-de-chave número dois do primeiro Grand Slam de 2007, só teve algum trabalho no primeiro set contra Robert Kendrick, mas bateu o norte-americano por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (8/6) 6/3 e 6/2.

Nalbandian disse que o fator psicológico teve um papel importante em sua vitória sobre o sérvio Janko Tipsarevic, a quem derrotava, por 6/7 (5/7) 4/6 7/6 (7/2) 6/0 e 2/1, quando o europeu se retirou de quadra exausto e sentindo os efeitos do calor australiano – que no momento era de 39º – após três horas e 19 minutos de jogo.

Nalbandian agora enfrenta um velho conhecido dos brasileiros, o equatoriano Nicolás Lapentti, que bateu o britânico Alan Mackin por 6/4, 6/4 e 6/2.

Torcedores brigam no Aberto da Austrália

Cerca de 150 torcedores sérvios e croatas se enfrentaram ontem no complexo esportivo de Melbourne, onde é disputado o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam de 2007. ?A maioria era de sérvios, que foram expulsos do estádio quando tentavam provocar os croatas?, informou um porta-voz da polícia local.

Steve Wood, presidente da Federação Australiana de Tênis, declarou que não houve feridos nem detidos e elogiou a atuação rápida dos serviços de segurança do evento.

Os torcedores sérvios já haviam sido notícia na semana passada, no Torneio de Sydney, onde vaiaram com intensidade a belga Kim Clijsters em sua partida contra a sérvia Jelena Jankovic. Na Austrália, e Melbourne em particular, há grandes comunidades croata e sérvia que, no passado, já se enfrentaram por ocasião de partidas de futebol.

Voltar ao topo