Brasileiros largam para Pequim em Indianápolis

Quando o árbitro disser pela primeira vez “às suas marcas” hoje, às 11h30 (de Brasília), hora do início das eliminatórias no 7.º Mundial em Piscina Curta de Indianápolis, começa a corrida rumo aos Jogos Olímpcios de Pequim 2008. Assim está sendo encarada a competição pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e por grande parte das equipes que competem no Conseco Fieldhouse. A prova maior é o surpreendente número de atletas e países inscritos na competição (mais de 600 nadadores de 100 países) menos de dois meses após as Olimpíadas de Atenas.

“Indianápolis começa com um forte nome, Michael Phelps, e com muitos candidatos a assumir lugares de destaque no mundo. Para a equipe brasileira é super importante estar aqui porque a nossa renovação foi grande. Quem não participar de muitos eventos internacionais ao longo destes quatro anos estará fora do jogo olímpico. Esta é a realidade”, explicou o coordenador técnico de natação da CBDA, Ricardo de Moura.

O Mundial de Indianápolis terá o sistema de eliminatórias, semifinais e finais para as provas de 50m e 100m, as demais passam das eliminatórias direto às finais. Assim, no primeiro dia teremos Rafael Mósca e Rodrigo Castro buscando a final nos 200m livres, primeira prova em que Michael Phelps mostrará sua performance após as oito medalhas olímpicas.

Em seguida, Rebeca Gusmão nada os 50m peito. Pela lista de entrada na competição ela tem chances de ir à semifinal, nadou o José Finkel em 31s96. Guilherme Guido disputa os 100m costas, mas Joanna Maranhão não entrará nos 200m borboleta, pois competirá no mesmo dia o 4x200m livre e 400m medley, provas em que aparece com o 6.º melhor tempo de entrada.

Antes de Joanna, tentam vaga nas semifinais Eduardo Fischer e Henrique Barbosa, nos 100m peito; Fabíola Molina e Talita Ribeiro nos 100m costas; Kaio Márcio e Marco Sapucaia, nos 100m borboleta. No último Mundial em Piscina Curta de Moscou 2002, Fischer ganhou o bronze nos 50m peito e terminou em 6.º na final dos 100m do mesmo estilo.

Os revezamentos também podem ser finalistas. Estão com o sexto melhor tempo de entrada tanto o 4x100m livre masculino quanto o 4x200m livre feminino. O Mundial de Indianápolis termina na noite de segunda-feira. A ESPN Brasil exibirá as finais.

Voltar ao topo