Brasileiro e queniana repetem dobradinha na Maratona

O gaúcho Claudir Rodrigues e a queniana Jacqueline Chebor venceram a 13.ª Maratona de Curitiba, que reuniu o número recorde de 5.350 participantes. Eles repetiram a dobradinha de 2008.

Foi a terceira vitória consecutiva de Jacqueline, com o tempo de 2 horas, 49 minutos e 36 segundos. O tricampeão Rodrigues marcou o tempo de 2 horas, 20 minutos e 15 segundos.

Ele também venceu a Maratona de Curitiba em 2005. Os curitibanos melhores colocados foram Rosângela Gavinski e Dione D’Agostini, 4.º e 6. º lugares na maratona feminina. Claudir Rodrigues e Jacqueline Chebor receberam, cada um, o prêmio de R$ 12 mil, pago com o valor arrecadado com as inscrições.

Curitibana não resistiu a ataque da queniana

Na maratona feminina, até a metade da competição, seguiam na disputa quatro atletas. Depois, a queniana Jacqueline ultrapassou a curitibana Rosângela Gavinski da Silva, que foi ficando para trás.

“Foi uma ótima prova, com um ótimo nível técnico e, felizmente, consegui vencer mais uma vez. No próximo ano, quero estar no podium de novo”, disse Jacqueline.

A segunda colocada, a goiana Janete Gomes Barbosa, começou a despontar no quilômetro 39, e chegou com o tempo de 2 horas, 51 minutos e 22 segundos. Foi a primeira prova de Janete em Curitiba.

Corrida de 10 km

O paulistano Jailson Araújo dos Anjos, da cidade de Franco da Rocha, foi o primeiro colocado na prova dos 10 quilômetros, com o tempo de 31 minutos e nove segundos.

Na categoria feminina, a vitória foi de Joziane da Silva Cardoso, de Concórdia, Santa Catarina, que liderou de ponta a ponta a prova e fechou o percurso com o tempo de 37 minutos e 12 segundos.

Estreante venceu na cadeirantes

O atleta Eduardo Aparecido França, de São José dos Pinhais, venceu a Maratona na categoria cadeirante.

Ele conquistou o primeiro lugar com o tempo de 2 horas, 26 minutos e 16 segundos.

Com 31 anos, foi a primeira participação de França na Maratona de Curitiba.  “A organização, muito boa, permitiu me concentrar apenas na prova, sem falar no incentivo das pessoas em todo o trajeto”, disse França.

Na categoria cadeirante feminina, Irinelda Rodriguez da Silva cruzou a linha de chegada com o tempo de 3 horas, seis minutos e 42 segundos. Participaram da cerimônia de premiação o secretário municipal de esportes Rudimar Fedrigo, o assessor especial do Ministro dos Esportes Ricardo Gomyde, os vereadores Tito Kusma e Algaci Tulio, o superintendente da secretaria municipal de esportes Angelo Batista, o diretor da secretaria de esportes Celso Swaf e o vice-presidente da Unimed Curitiba Antonio Carlos Küster.