Brasileiro de vôlei paraolimpico, em Paranaguá

Começa amanhã, e vai até domingo, dia 16, em Paranaguá, no litoral do Estado, o Campeonato Brasileiro de Seleções Paraolímpicas de Voleibol. São seis participantes: a região Sul, que estará representada por atletas do Paraná; duas equipes são de São Paulo, uma do Rio de Janeiro, outra do Centro-Oeste (formada por jogadores do Distrito Federal e Goiás) e completando os competidores a seleção que inclui atletas do Norte e Nordeste.

Para o coordenador do projeto, Mário Sérgio Fontes, a expectativa para este campeonato é muito boa. Membros da comissão técnica da seleção brasileira de voleibol paraolímpico estarão presentes para avaliar possíveis convocados para os Jogos Paraolímpicos do ano que vem em Pequim, na China. ?Sou membro também do Comitê Paraolímpico. Acredito que teremos um bom nível técnico entre as seleções?. disse Mário Sérgio, que é deficiente visual e participa ativamente na organização das competições paraolímpicas.

As regras do jogo

O esporte é jogado com 90% da regra do vôlei normal. Uma das diferenças é a altura da rede. Enquanto no vôlei comum a rede mede 2m e 43cm, no paraolímpico é 1m e 15cm. Isso porque os jogadores atuam sentados na quadra. Os competidores são portadores de necessidades especiais que possuem deficiências nos membros inferiores e superiores. Cada equipe pode ter até 12 jogadores inscritos. A entrada é franca. Um dos patrocinadores do torneio sorteará uma moto. Nos dias dos jogos o público receberá um ticket para concorrer ao sorteio.

Voltar ao topo