Brasil vence Polônia em estreia na Liga Mundial

A seleção brasileira masculina de vôlei estreou com vitória na Liga Mundial. Nesta sexta-feira, em Varsóvia, a equipe derrotou a Polônia, atual campeã do torneio, por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/20, 22/25 e 25/15, começando bem a competição com uma equipe renovada.

O Brasil não conta mais com jogadores consagrados, como Giba, Serginho, Ricardinho e Rodrigão, mas mesmo assim iniciou bem a caminhada pelo 10º título da Liga Mundial diante de um forte adversário. Agora, as duas equipes voltarão a se enfrentar no próximo domingo na cidade de Lodz, quando os atuais campeões do torneio vão buscar a reabilitação.

Bernardinho escalou o Brasil com Bruninho, Vissotto, Lucão, Éder, Dante e Lucarelli, além do líbero Mário Júnior. A seleção começou o duelo com a Polônia em ritmo forte e abriu 6/2 com dois pontos de saque do levantador Bruninho. Depois, foi ao primeiro tempo técnico vencendo por 8/5, graças a um ataque do central Eder.

Os poloneses, porém, equilibraram o duelo, empataram em 9/9 e chegaram a virar o placar para 11/9. A parcial seguiu equilibrada até o final. As equipes chegaram a estar empatadas em 20/20, mas a seleção brasileira acabou sendo superior nos momentos de definição e venceu por 25/22, liderado por Lucarelli, que fez o 23º e o 24º ponto da parcial.

O início do segundo ser foi equilibrado, mas o Brasil conseguiu abrir 10/7, com dois pontos seguidos de Lucarelli. Depois, com uma boa sequência de Lucão no saque, a seleção brasileira abriu 20/16 e fechou o set com certa facilidade em 25/20.

O Brasil começou melhor o terceiro set da partida contra a Polônia e chegou a abrir 8/6. A Polônia, porém, reagiu e foi ao segundo tempo técnico vencendo por 16/13. A seleção brasileira ainda igualou o placar em 21/21, mas acabou sendo derrotado 25/22 pelos poloneses que, assim, provocaram a realização do quarto set, graças ao bom desempenho do seu bloqueio.

Após a derrota, o Brasil reagiu imediatamente. A equipe dominou o quarto set desde o início e foi ao primeiro tempo técnico vencendo por 8/4, com um ace de Lucarelli. A equipe também melhorou no bloqueio, tanto que o ponto que levou ao segundo tempo técnico foi marcado nesse fundamento por Lucão, com a seleção brasileira à frente do placar por 16/9. Assim, com extrema facilidade, o Brasil fechou a parcial em 25/15 e o jogo em 3 sets a 1 com um ataque de Lucarelli.