Pra fazer história

Brasil tenta entrar no grupo dos que venceram em casa

Depois de 64 anos, a seleção brasileira voltará a jogar em seus domínios em uma Copa do Mundo. Um pouco da pressão sentida pelos jogadores brasileiros em 1950, quando aconteceu o fatídico ‘Maracanaço’ e o Brasil perdeu o título do Mundial para o Uruguai, em pleno Maracanã, poderá ser vivenciada a partir de hoje, quando o selecionado brasileiro, comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, estreia na Copa, às 17h, contra a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo.

Apesar de ser a seleção que mais vezes conquistou títulos, o Brasil vai atrás de uma marca histórica, que apenas seis seleções conseguiram até agora nas 19 edições realizadas do Mundial: conquistar o título da Copa do Mundo dentro da sua própria casa. “Estou muito feliz que teremos o pontapé inicial. Tenho certeza que a população do Brasil também vai comemorar. O Brasil é o país do futebol”, disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

Logo na primeira edição da Copa do Mundo, em 1930, o anfitrião Uruguai já conseguiu fazer valer o fator casa e erguer a taça do Mundial. Na edição seguinte, em 1934, a Itália repetiu o feito dentro do seu território. Depois, isso só voltou a se repetir em 1966, quando a Inglaterra quebrou a sequência de dois títulos do Brasil e foi pela primeira e única vez campeã.

Depois, o feito só foi repetido na Copa do Mundo de 1974, quando a Alemanha ergueu a taça diante dos seus torcedores. No Mundial seguinte, foi a vez da Argentina, comandada por Mario Kempes, ganhar dentro de casa. Por fim, a última vez que a seleção anfitriã foi campeã aconteceu em 1998, quando a França bateu justamente o Brasil na finalíssima e levou pela primeira vez o título do Mundial.