Brasil quase toma virada, mas vence China no Grand Prix

A seleção brasileira feminina de vôlei esteve perto de sofrer sua primeira derrota no Grand Prix na madrugada deste domingo, mas no fim conseguiu manter a invencibilidade na competição. Em Macau, na China, o Brasil enfrentou as donas da casa e a torcida contra em um ginásio lotado. Mesmo assim, chegou a abrir 2 a 0, mas permitiu a reação e teve que se recuperar no tie-break para vencer por 3 sets a 2 (25/21, 25/20, 19/25, 22/25 e 15/12).

Com a vitória, o time do técnico Zé Roberto encerrou sua participação na fase do Grand Prix disputada na China. A seleção brasileira soma seis triunfos – três conquistados em Macau e mais três no Rio de Janeiro – e 12 pontos, na liderança da classificação geral. Agora, o Brasil segue para a Coreia do Sul, onde disputará a terceira fase do torneio. Na cidade de Mokpo, a equipe enfrentará o Japão, a Alemanha e as sul-coreanas.

Ainda em Macau, o jogo deste domingo teve um início complicado para o Brasil. Empurrada pela torcida, a China chegou a abrir 8 a 3. Mas a seleção reagiu e fechou a parcial em 23 minutos, freando o ímpeto das chinesas. A vitória no primeiro set facilitou as coisas para o time nacional, que teve tranquilidade para administrar o segundo set e abrir vantagem no fim, fazendo 2 a 0 no jogo e ficando a um set de fechar o confronto.

A China, porém, mostrou que ainda estava viva na partida. Também defendendo a sua invencibilidade no Grand Prix, as chinesas superaram o início de terceiro set ruim e passaram à frente no placar, partindo para a vitória na parcial. No set seguinte, as donas da casa seguiram jogando bem, abrindo 8 a 4 e não permitindo mais a reação do Brasil, que tinha Sheilla como grande destaque no ataque.

A ótima atuação da oposto faria a diferença no set decisivo. Depois que o Brasil chegou a estar perdendo por 9 a 5, a seleção empatou a parcial em 11 pontos e Mari acertou dois pontos de saque para abrir vantagem. No fim, coube a Sheilla marcar os pontos decisivos, fechando a partida com 24 acertos no ataque. A segunda melhor pontuadora foi Thaísa, com 12 pontos de ataque e mais três de bloqueio. Já Mari marcou 12 pontos no ataque brasileiro.