Brasil joga no Pinheirão

O Pinheirão será o palco da partida entre Brasil e Uruguai, válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Pelo menos é o que espera o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onairves Moura.

O dirigente já apresentou ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o cronograma das obras que estão sendo realizadas para receber a partida. A intenção é que elas estejam concluídas no final de outubro. “Vamos esperar o anúncio oficial da CBF, mas já estamos fazendo a campanha”, disse Moura. Se confirmado o jogo, a seleção brasileira volta ao Pinheirão após sete anos. A última disputa no estádio da FPF aconteceu em 96, quando o Brasil bateu a seleção de Camarões por 3 a 0.

Quem será diretamente beneficiado com o “projeto seleção” é o Paraná Clube, que, por aluguel, tem mandado seus jogos no Pinheirão. Como a FPF está investindo sozinha no estádio, o tricolor não terá muito a fazer para se enquadrar nas regras impostas pelo Código de Defesa do Torcedor.

Ao todo, a FPF vai investir R$ 5 milhões, que serão provenientes de publicidade estática, taxas de manutenção, mensalidades, aluguéis, eventos esportivos, religiosos e musicais, que terão o estádio como palco. “Temos uma arrecadação fixa de R$ 150 mil, mas esse valor pode ser implementado. Conforme as reformas forem entregues e a estrutura estiver melhor, atrairemos mais investidores”, diz o dirigente.

Do início do ano até agora, já foram entregues as obras de sistema de alarme e prevenção de incêndio e das escadas de acesso a cadeiras superiores – exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Aliás, ontem os 10 mil lugares das cadeiras superiores foram liberadas, já para a partida do Paraná contra o Juventude. Os vestiários de arbitragem e a sala de exame antidoping também estão prontas.

Desde janeiro, o sistema de iluminação do estádio também está sendo reformado e a previsão é de que fique pronto até o final de julho. “Tivemos que mudar o sistema, pois as lâmpadas utilizadas desde 86 não são mais fabricadas”, disse Moura, justificando a demora na conclusão da obra, que prejudica a visibilidade em partidas disputadas no final da tarde.

Também já foi dado o pontapé inicial na ampliação dos lugares nas arquibancadas. No projeto, está prevista a construção de mais um anel de arquibancadas, que dará mais 19 mil lugares no estádio. A primeira parte das novas arquibancadas fica pronta no dia 29 deste mês, para a partida contra o Atlético Mineiro. As novas arquibancadas, bem como o espaço já existente, será todo demarcado e numerado.

Voltar ao topo