Brasil fecha Mundial sub-17 de atletismo com uma prata

A delegação brasileira conquistou neste domingo sua primeira medalha no Mundial sub-17 de atletismo, justamente no último dia da competição, disputada em Bressanone, na Itália. Jonathas da Silva, Jean Franchine, Jackson da Silva e Leandro Pitarelli ficaram com a medalha de prata no revezamento medley – prova que não é disputada entre os profissionais.

O quarteto brasileiro fechou a prova em 1min52s66, atrás apenas dos Estados Unidos, que se sagraram campeões com 1min50s33 – novo recorde mundial da prova. O Japão, com 1min52s82, fechou o pódio da competição em terceiro lugar.

O pernambucano Jonathas da Silva foi o primeiro a correr pelo Brasil: ele fez a etapa de 100 metros e entregou o bastão ao paulista Jean Franchine, que correu os 200 metros. O carioca Jackson da Silva foi o terceiro e depois de 300 metros entregou o bastão ao paulista Leandro Pitarelli, para a etapa final, de 400 metros.

Pitarelli, que uma hora antes conseguira o sexto lugar na final dos 200 metros rasos, fez uma grande prova no medley. Ele passou a marca de 600 metros – três quartos da prova – em quarto lugar. Mas, nos 100 metros finais, passou para o terceiro lugar e ainda teve forças para superar o representante do Japão e garantir a medalha de prata para o Brasil.

Voltar ao topo