Brasil estreia sem susto no Grand Prix de Vôlei

A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com uma fácil vitória por 3 sets a 0 (parciais de 25/12, 25/19 e 25/12) sobre Taiwan, na manhã desta sexta-feira, no Ginásio Nilton Olaio Filho, em São Carlos. O time de José Roberto Guimarães impôs seu ritmo de jogo desde o princípio e fechou a partida em 41min.

Um treino de luxo. Esta é a melhor definição para a estreia da Seleção Brasileira feminina de vôlei na edição 2010 do Grand Prix. Nem o frio em São Carlos e nem o desconhecimento sobre as jogadoras de Taiwan foram um impedimento para a tranquila vitória. A central Thaísa, com dez acertos, foi a maior pontuadora.

Os momentos de dificuldades nesta sexta foram causados mais por falhas das próprias brasileiras que por méritos das asiáticas. O principal problema se deu com a falta de concentração da recepção brasileira, formada pela líbero Fabi e as ponteiras Mari e Jaqueline, especialmente com o saque flutuante no fundo da quadra.

O Brasil volta a jogar neste sábado, às 10h (horário de Brasília), novamente em São Carlos. O adversário será o Japão.

Japão surpreende e vence Itália

A seleção brasileira feminina de vôlei define a Itália como principal adversária desta primeira rodada do Grand Prix, mas é bom as atletas também prestarem muita atenção ao Japão: nesta sexta-feira, as nipônicas surpreenderam e bateram as italianas por 3 sets a 1 em São Carlos, com parciais de 30/28, 27/29, 25/20 e 25/13.

Saori Kimura foi o nome da partida, com 28 pontos marcados. Apesar de não ser alto, o time asiático também se destacou no bloqueio, onde conseguiu 13 pontos, três a mais que as rivais. Elas somaram, assim como o Brasil, três pontos na estreia.

Pelo lado italiano, a capitã Francesca Piccinini foi a maior pontuadora, com 19 tentos. O técnico Massimo Barbolini não conta com força máximo no Brasil, já que a levantadora Eleonora Lo Bianco, a central Simona Gioli e a líbero Paola Cardullo não vieram ao país.