De bom tamanho

Brasil empata com a Colômbia e perde 100% com Tite nas Eliminatórias

Neymar foi vítima das faltas duras da Colômbia. Mesmo assim, foi quem mais criou e deu passe para o gol de Willian. Foto: Pedro Martins/MoWa Press

O Brasil perdeu os 100% de aproveitamento na ‘Era Tite’ nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Debaixo de muito calor e com o adversário batendo muito, principalmente no primeiro tempo, a seleção até saiu na frente no primeiro tempo, com gol de Willian, mas acabou ficando no empate em 1×1 com a Colômbia, nesta terça-feira (5), em Barranquilla.

O resultado, porém, pouco interferiu para o Brasil, que teve uma atuação segura, convincente e muitas vezes superior aos donos da casa. Além disso, segue isolado na ponta, com a liderança já garantida, com 37 pontos, enquanto os colombianos chegam a 26 e estão a uma vitória para dependerem de si para irem à Copa do Mundo. Agora, o Brasil só volta a jogar em outubro, quando enfrenta a Bolívia na altitude de La Paz e depois recebe o Chile no Allianz Parque.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Diante de um estádio lotado de colombianos, o Brasil não se intimidou e foi para cima, criando a primeira boa oportunidade logo aos três minutos, quando Paulinho recebeu cruzamento pela direita e cabeceou em cima do marcador. Era um início de pressão, que logo foi parada pela Colômbia, que não economizou nas entradas duras e na forte marcação.

Com isso, os donos da casa cresceram em campo e começaram a dar trabalho a Alisson, que salvou duas vezes. A primeira, aos 31, Thiago Silva disputou com Falcao Garcia e cabeceou para trás, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa. Aos 42, James Rodriguez cobrou falta no canto e mais uma vez o camisa 1 pegou.

Porém, o Brasil, na metade final do primeiro tempo, era quem controlava a partida. Mais coletivo do que foi contra o Equador, Neymar ditava o ritmo do confronto. Apesar de ser caçado em campo, recebendo entradas duras, o camisa 10 era o mais acionado e ia para cima dos marcadores, principalmente pelo lado esquerdo, mas acabava desperdiçando as chances, tanto em chutes diretos, quanto em passes para Firmino, que primeiro parou em Ospina e depois não alcançou a bola.

Willian fez um golaço na Colômbia. Foto: Pedro Martins/MoWa Press
Willian fez um golaço na Colômbia. Foto: Pedro Martins/MoWa Press

Em meio ao jogo truncado, um momento de descontração em campo, quando um cachorro invadiu o gramado e atravessou todo o campo, enquanto Neymar criava mais uma jogada ofensiva, até que a organização retirou o animal. Logo em seguida, o Brasil aproveitou a última chance da primeira etapa para abrir o placar, com direito a um golaço. Aos 46, Neymar foi lançado por Fernandinho e ajeitou para Willian, de primeira, acertar o ângulo de Ospina.

Em desvantagem no placar, a Colômbia começou a jogar mais bola e a bater menos, dando espaço para o Brasil construir as jogadas. Em uma delas, uma bonita triangulação entre Neymar, Willian e Paulinho, com direito a dois toques de calcanhar. Só que quando chegaram no ataque, os colombianos empataram. Aos dez, Arias recebeu na frente pela direita e cruzou na medida para Falcao Garcia aproveitar bobeada de Marquinhos e, livre, cabecear para o fundo das redes.

Pouco depois, James Rodriguez cobrou falta direta para o gol, mesmo sem ângulo, e acertou a trave. No minuto seguinte, Firmino aproveitou cruzamento e cabeceou para o gol, mas Ospina fez a defesa. Diante das dificuldades, Tite mexeu na equipe e colocou Gabriel Jesus e Philippe Coutinho, na tentativa de deixar o Brasil mais ofensivo.

Só que o ritmo das duas equipes caiu bastante, muito por conta do forte calor em Barranquilla – o jogo começou com 37 graus e tiveram uma parada técnica em cada tempo -. E diante do que a tabela mostrava, o empate era bom para a Colômbia, que não forçou a vitória no final da partida e o empate acabou sendo o placar final.

FICHA TÉCNICA

ELIMINATÓRIAS
2º Turno – 16ª Rodada

COLÔMBIA 1×1 BRASIL

Colômbia
Ospina; Santiago Arias, Zapata, Sanchez e Fabra (Tesillo, 39 do 2º); Carlos Sánchez, Aguillar, Cuadrado (Chará, intervalo), James Rodriguez e Cardona (Téo Gutiérrez, 24 do 2º); Falcao Garcia.
Técnico: José Pekerman

Brasil
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva (Rodrigo Caio, 47 do 2º) e Felipe Luis; Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto (Philippe Coutinho, 28 do 2º), Willian e Neymar; Firmino (Gabriel Jesus, 17 do 2º).
Técnico: Tite

Local: Estádio Metropolitano (Barranquilla-COL)
Árbitros: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez (VEN) e Jorge Urrego (VEN)
Gols: Willian, 46 do 1º; Falcao Garcia, 10 do 2º
Cartões amarelos: Cardona (COL); Daniel Alves (BRA)
Público pagante: Não divulgado
Público total: Não divulgado
Renda: Não divulgado