Brasil arrasa checos e enfrenta a França hoje

Santa Fé, Argentina – O Brasil começou com o pé direito na segunda fase do campeonato masculino de vôlei, disputado na Argentina. Jogando muito bem, a seleção brasileira venceu a República Checa por 3 sets a 0, em 1h11 de jogo, em Santa Fé, mesmo desfalcada do levantador reserva Ricardinho que não pôde atuar por causa de dores nas costas. As parciais foram de 25/20, 25/16 e 25/22.

O Brasil sacou muito bem no primeiro set e abriu uma vantagem de 9 a 5 logo no início. Os cinco pontos de saque feitos pela Seleção Brasileira no decorrer da parcial fizeram a diferença: 25 a 20, em 19 minutos.

No segundo set, o Brasil continuou forçando o saque desestabilizando a recepção tcheca e, com isso, o bloqueio começou a funcionar melhor. Com tranqüilidade, o Brasil fechou em 25 a 16, em 24 minutos. O último set foi o mais equilibrado. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho chegou a estar perdendo por 19 a 17, mas com com dois pontos de bloqueio virou para 21 a 20 e fechou em 25 a 22, depois 28 minutos.

Freguês?

Hoje, o Brasil vai enfrentar a França, às 14h10, em seu segundo jogo pelo Grupo J. Na preparação para o Mundial, as duas equipes se enfrentaram duas vezes em amistosos, no fim do mês passado. O resultado foi uma vitória para cada lado. Os brasileiros ganharam o primeiro por 3 a 1 e perderam o segundo no tie-break. Naquela ocasião os dois times não imaginavam que cruzariam na segunda rodada da segunda fase. O confronto de hoje será a 37.ª partida entre brasileiros e franceses na história, e o retrospecto é amplamente favorável ao Brasil, somando 28 vitórias contra oito derrotas.

O primeiro confronto entre os dois times, foi vencido pelos brasileiros por 3 sets a 0 (15/10, 15/06 e 15/09), e ocorreu em 1960, no Campeonato Mundial, no Rio de Janeiro. Os dois times voltaram a se enfrentar mais quatro vezes em Mundiais e, em todas, o Brasil saiu vitorioso.

Brasil e França ficaram nove anos sem se enfrentar. Em 92, na Liga Mundial, jogando em casa, os franceses foram derrotados por 3 a 1. As duas equipes só se reencontraram em 2001, novamente na Liga Mundial, quando Bernardinho assumiu o grupo, e a vitória foi brasileira – 3 a 1. Depois deste jogo, o treinador comandou o grupo contra os franceses mais três vezes, obtendo duas vitórias e somente uma derrota, justamente no último confronto.

Voltar ao topo