Boxeadora que rejeitou bronze é suspensa por um ano

A boxeadora indiana que se recusou a receber a medalha de bronze nos Jogos Asiáticos foi suspensa por um ano. Nesta quarta-feira, a Confederação de Boxe da Índia confirmou que Sarita Devi foi suspensa por esse período pela Associação Internacional de Boxe (Aiba), com a pena começando a valer retroativamente a partir do dia 1º de outubro, quando se deu o incidente.

Após o presidente da Aiba, CK Wu, declarar que a pugilista seria “duramente punida”, o comandante máximo da entidade indiana, Sandeep Jajodia, disse que trabalhou duro para Sarita Devi pegar uma pena leve. A pugilista, suspensa desde o incidente, também foi multado em 1.000 francos suíços (aproximadamente R$ 2,8 mil), e o treinador da boxeadora pegou dois anos de suspensão.

“Houve apreensão de que Sarita seria banida por toda a vida, mas trabalhei continuamente para conseguir uma pena leve para Sarita, tentando mostrar para a Aiba que ela é uma boxeadora disciplinada”, disse Jajodia.

Sarita Devi ficou irritada com a decisão dos juízes na sua derrota nas semifinais da categoria até 60kg, e mostrou seu descontentamento na cerimônia de medalhas, recusando-se a deixar a medalha de bronze ser colocada em volta do seu pescoço, e a entregando para sul-coreana que a derrotou, Park Ji-Na, que deixou a honraria no pódio.

Posteriormente, Sarita Devi pediu desculpas, e a delegação da Índia disse que sua ação não foi premeditada. Mesmo assim, a boxeadora foi suspensa por um ano, mas poderá participar dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna