Bonamigo estréia para acertar o Coritiba

O objetivo do Coritiba hoje à tarde, em Manaus, é maior que uma vitória sobre o São Raimundo. Além de mais três pontos, o Coxa busca na Amazônia sua reafirmação na Série B do Campeonato Brasileiro, após dois jogos sem vencer. Na estréia do técnico Paulo Bonamigo, o elenco alviverde quer apagar a péssima impressão deixada nas últimas rodadas e mostrar ao novo comandante que está pronto para levar o clube do Alto da Glória de volta à primeira divisão.

O time que vai entrar em campo no Estádio Vivaldo Lima é praticamente o mesmo que foi goleado por 4 a 1 pelo Brasiliense e empatou e1 a 1 com o Sport, no Couto Pereira, mesmo jogando 60 minutos com dois jogadores a mais. Em relação ao último jogo, a única novidade deve ser o retorno de Ricardinho à lateral-esquerda.

E está justamente em Ricardinho a síntese do momento vivido pelo Coxa. Apontado como um dos principais culpados pelo vexame alviverde em Taguatinga, ele ficou fora do fatídico empate com o Sport, que resultou na demissão de Estevam Soares. Agora, longe da pressão da torcida, tenta mostrar que merece o apoio que recebeu de Bonamigo. ?Toda essa cobrança é normal quando se joga no Coritiba. Sei que não estive bem, mas estou confiante para dar a volta por cima?, afirma o lateral.

Mas Ricardinho é apenas um exemplo entre os 19 jogadores coritibanos que viajaram a Manaus. Todo o grupo se diz empenhado no objetivo de levar o Coxa de volta à zona de acesso à Série A e reconquistar a confiança da galera. ?Sabemos das condições que ganharemos com um resultado positivo. Vamos encostar nas equipes que estão lá na frente?, diz o volante Luciano Santos.

A dúvida é como a equipe vai se comportar sob o comando de Bonamigo. Ao longo da semana, a impressão de quem assistiu aos treinamentos é de que, mesmo sem alterar a escalação, o novo treinador mudou o posicionamento do time. O Coxa deve atuar num 3-5-2, com Márcio Egídio se juntando a Henrique e Marcelo Batatais para compor a zaga. ?O importante, independente do sistema tático, é o espírito de superação que a equipe tem que ter?, despista o treinador.

Uma eventual mudança não preocupa o meia Caio, que faz coro com o treinador. ?Em qualquer função que tiver que fazer, a gente tem que se superar. Vamos fazer o melhor possível para que o Coritiba possa ser o vencedor?, finaliza o camisa 10 coxa-branca.

Adversário invicto há 426 dias

O São Raimundo defende contra o Coritiba uma invencibilidade que completa hoje 426 dias. A última derrota do Tufão da Colina no Vivaldão aconteceu no dia 20 de março de 2005, pelo Campeonato Amazonense, quando o Rio Negro venceu o clássico local por 2 a 1.

Em campeonatos brasileiros, o último clube que saiu vitorioso da capital amazônica foi o Londrina, que venceu por 3 a 2 no dia 14 de agosto de 2004, pela Série B.

?A gente sabe que o São Raimundo está há muito tempo sem perder em seu estádio. Então, é mais um desafio para o Coritiba?, diz Bonamigo.

Como fora de casa o São Raimundo não consegue nem chegar perto do desempenho como mandante, fica claro que o time do Norte sabe aproveitar a ajuda de um grande aliado: o forte calor de Manaus. O problema preocupa os médicos do Coxa, que orientaram os jogadores a beberem muita água, para evitar a desidratação.

O próprio Coritiba já sentiu na pele os efeitos da temperatura e umidade altas. O time atuou pela última vez em Manaus no dia 11 de abril de 2001, contra o Nacional, pela Copa do Brasil. O Coxa terminou o primeiro tempo vencendo por 2 a 0, mas sentiu o cansaço na segunda etapa e permitiu o empate. Na partida de volta, o Cori garantiu a classificação com uma vitória por 2 a 1 e só seria eliminado nas semifinais, pelo Grêmio.

Hoje, os jogadores alviverdes dizem que o calor não vai ser suficiente para superar a disposição da equipe coritibana. ?É hora da superação. A gente vai ter que fazer de tudo para ganhar lá, mesmo com o calor muito forte. Todo mundo tem que se ajudar em prol do Coritiba?, afirmou o meia Caio.

CAMPEONATO BRASILEIRO ­ SÉRIE B
6.ª rodada
Árbitro: Antônio Neuricladio do Rego Costa (AC)
Assistentes: Rener Santos de Carvalho (AC) e João Gomes Jacomé (AC)
Local: Vivaldo Lima, em Manaus (AM)
Horário: 17h (de Brasília)

SÃO RAIMUNDO x CORITIBA

São Raimundo
Flávio Mendes, Flávio, Rogério, Djair e Pezão; Ismael, Macaé, Luíca e Vidinha; Garanha e Luís Henrique. Técnico: Wanderley Paiva

Coritiba
Kléber; Wilton Goiano, Henrique, Marcelo Batatais e Ricardinho; Márcio Egídio, Luciano Santos, Jackson e Caio; Fábio Pinto e Alberto. Técnico: Paulo Bonamigo.

Voltar ao topo