Bolívia bate o Paraguai por 3 a 1 em La Paz

Em sua sexta partida nas eliminatórias da Copa-2014, a Bolívia derrotou o Paraguai por 3 a 1 no estádio Hernando Siles, em La Paz, e conseguiu sua primeira vitória na competição.

Com o resultado, a Bolívia assume a sétima posição, com quatro pontos. Com a mesma pontuação e uma partida a menos, o Paraguai cai para oitavo pelos critérios de desempate.

Aproveitando a vantagem de jogar em casa -além da altitude de La Paz-, a Bolívia abriu o placar aos 9min do primeiro tempo. Sem conseguir um cruzamento, o atacante Pablo Escobar deu um passe recuado para o meia Alcides Peña, que chutou de primeira e acertou o gol de Justo Villar.

Em desvantagem, o Paraguai tentou pressionar em busca do empate, mas falhava na hora de ligar a bola até o ataque -na sua melhor oportunidade, aos 25min, Eduardo Aranda arriscou da intermediária e assustou o goleiro boliviano Galarza, que se esticou, mas viu a bola ir pela linha de fundo.

Já a Bolívia esteve mais perto de ampliar a vantagem -em lance parecido ao do gol, aos 37min, Pablo Escobar deu um passe recuado para Walter Flores, que arriscou de primeira de fora da área, para a defesa em dois tempos de Villar.

Na outra boa oportunidade boliviana, aos 44min, Mojica fez cruzamento na área paraguaia e Marcelo Moreno chutou de bicicleta, mandando a bola por cima do gol.
No segundo tempo, o Paraguai voltou com uma postura mais ofensiva, mas as melhores chances ainda eram da seleção boliviana -aos 3min, Mojica tentou cruzamento e a bola ganhou efeito, quase entrando dentro do gol, não fosse a defesa difícil de Villar.

Aos 17min, a Bolívia teve a primeira chance de matar o jogo com um pênalti -em jogada de ataque, Peña tentou cruzamento na área paraguaia, e Cristian Riveros cortou com a mão. Na cobrança, o meia Gualberto Mojica chegou a dar uma paradinha e acabou chutando em cima de Villar.

Aos 25min, os donos da casa tiveram nova oportunidade para ampliar o placar. Pablo Escobar arrancou pela esquerda dentro da grande área, se livrou da marcação de Ricardo Mazacotte e chutou da marca de pênalti para fazer 2 a 0.

E a Bolívia ainda teve espaço para fazer 3 a 0. Aos 35min, Marcelo Moreno fez passe aéreo para Pablo Escobar, Mazacotte fura na hora de cortar e o atacante mandou de primeira para o fundo do gol.

Dois minutos depois, após cruzamento na área da Bolívia, Cristian Riveros aproveitou o rebote e mandou um chute indefensável para fazer o único gol paraguaio.

Na próxima rodada, a Bolívia enfrenta o Equador fora de casa, no dia 7 de setembro, enquanto o Paraguai visita a Argentina no mesmo dia.