Blatter chega à Rússia em primeira viagem ao exterior desde a crise na Fifa

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, desembarcou nesta quinta-feira em São Petersburgo, na Rússia, em sua primeira viagem desde que veio à tona o escândalo de corrupção que causou a prisão de set cartolas da entidade, no fim de maio. O dirigente acompanhará no sábado o sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

“Estou contente de estar aqui”, disse Blatter, em seu primeiro comentário fora da Suíça desde que visitou Israel em maio, antes de ser reeleito para o quinto mandato seguido – quatro dias depois, no entanto, ele anunciou que deixaria o cargo por conta da pressão pelas investigações de corrupção.

Blatter foi recebido pelo ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, que chegou a criticar a dificuldade em conversar com a Fifa desde que o suíço anunciou que não continuaria no poder. “A comunicação com a Fifa não está tão simples quanto antes. Se levarmos em conta que haverá uma troca de administração em fevereiro, então se pode dizer que a comunicação está um pouco complicada. Mas em termos gerais não é tão crítica assim, podemos lidar com isso”, comentou.

Desde 27 de maio, quando a polícia de Zurique prendeu sete dirigentes da Fifa e passou a investigar a sede da entidade, Blatter não compareceu a eventos importantes do futebol, com receio de ser extraditado para os Estados Unidos. O mandatário esteve ausente no Mundial Sub-20, realizado na Nova Zelândia, no Mundial Feminino, disputado no Canadá.

Voltar ao topo