Bellucci toma sufoco, mas vence e avança em Queen’s

Thomaz Bellucci venceu o turco Marsel Ilhan por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 6/7 (3/7) e 7/6 (7/5), e avançou às oitavas de final do Torneio de Queen’s, nesta quarta-feira. O brasileiro, que havia passado com dificuldade pelo búlgaro Grigor Dimitrov em sua estreia, tomou um grande sufoco no final do jogo, mas fez valer o seu favoritismo no duelo válido pela competição disputada em piso de grama e que serve de preparação para Wimbledon, Grand Slam que começa no próximo dia 20.

Após ser eliminado na terceira rodada de Roland Garros, fato que o fez cair da 25.ª para a 30.ª posição do ranking na última segunda, Bellucci tenta ter uma boa sequência de jogos no torneio disputado em Londres, onde busca se readaptar a um novo tipo de superfície.

Com a vitória diante de Ilhan, Bellucci terá pela frente na próxima fase o croata Marin Cilic, oitavo cabeça de chave, que aplicou duplo 6/4 sobre o francês Arnaud Clement nesta quarta. No único duelo contra o tenista da Croácia, o brasileiro foi derrotado no ATP de Pequim de 2010.

Essa foi a segunda vitória do tenista número 1 do Brasil sobre Ilhan, atual 112.º do mundo, derrotado por Bellucci também no Masters 1.000 de Xangai no ano passado, em outro confronto terminado após três sets.

Pré-classificado como 11.º cabeça de chave em Queen’s, Bellucci parecia que conseguiria uma fácil vitória sobre Ilhan nesta quarta, ao aplicar 6/2 com autoridade no primeiro set, no qual aproveitou duas das quatro chances de quebrar o saque do adversário e teve 84% de aproveitamento com o seu primeiro serviço.

A partir do segundo set, porém, o brasileiro vacilou em momentos decisivos e, ao não aproveitar cinco de sete chances de quebrar o saque do rival, deixou a parcial ir para o tie-break, no qual o tenista turco foi mais feliz.

Já no terceiro set, o sofrimento foi ainda maior, pois Bellucci teve o seu serviço quebrado primeiro e precisou devolver a quebra na única chance oferecida por Ilhan na parcial. O turco ainda saiu na frente no tie-break, abrindo 2 a 0, mas o brasileiro voltou a se recuperar para garantir o seu triunfo.