Barbieri já escalou o Paraná Clube para o jogo de domingo

Sem mistérios, o técnico Luiz Carlos Barbieri confirmou o time do Paraná Clube para o primeiro confronto com o Iraty, pelas quartas-de-final do Campeonato Paranaense. O volante Rafael Muçamba vetado pelo departamento médico dá lugar a Serginho, e Edinho, recuperado de lesão, retorna à lateral-esquerda. Invicto há seis rodadas, o Tricolor chega à nova etapa embalado por quatro vitórias seguidas e com um padrão de jogo bem definido.

Pelo menos esta é a avaliação dos jogadores paranistas. ?O time foi regular em toda a primeira fase. Mesmo nos jogos onde não vencemos, o desempenho não foi ruim?, lembrou o capitão Beto. ?Só que, agora, um erro pode custar a classificação. É um novo estilo de competição, onde todos têm que estar ligados ao máximo?, comentou. Há tempos o Paraná não disputa jogos eliminatórios e para chegar ao seu objetivo – o título – terá que assumir um estilo ?copeiro?.

?Temos que impor o nosso ritmo de jogo. Uma vitória fora nos daria uma grande vantagem para definir a classificação em casa?, lembrou o artilheiro Leonardo. Das sete vitórias do Tricolor na fase classificatória, três foram conquistadas na condição de visitante. ?Só que agora, a dificuldade será muito maior. O Iraty está em ascensão e vai fazer de tudo para garantir uma vantagem neste primeiro jogo?, lembrou Beto. Mesmo destacando a necessidade de uma marcação eficaz sobre o segundo melhor ataque do estadual, o capitão acredita no poder de criação do Paraná.

Tanto que ao término do coletivo, ficou conversando por alguns minutos com Marcelinho e Maicosuel. ?Eles são jogadores de muita habilidade. Só os orientei para que conversem mais. Assim, irão minimizar o desgaste quando tiverem que recompor o setor de marcação?, lembrou. Para Beto, a entrada de Serginho não deve causar grande mudança no meio-de-campo. ?É um jogador experiente e que está adaptado ao grupo. Com diálogo e treinamento, vamos buscar manter o mesmo nível defensivo dos últimos jogos.?

O veto a Rafael Muçamba foi confirmado pouco antes do treinamento pelo médico Mothy Domit. ?Ele fez um teste e seria prematuro utilizá-lo nesta partida?, comentou. Muçamba se recupera de uma contratura na região posterior da coxa esquerda e só deve voltar ao time no segundo jogo frente ao Iraty. No final do coletivo, Barbieri tirou Serginho do time, deslocando Goiano para a cabeça-de-área, com a entrada de Alex na ala-direita. ?Foi só uma situação que pode ser aplicada no decorrer do jogo. Mas, o Serginho está escalado?, confirmou Barbieri.

Marcos Tora e Fábio pegam a ?barca?

O meia Marcos Tora e o atacante Fábio já não fazem mais parte do elenco tricolor. Pouco utilizados ao longo da primeira fase, os atletas estão mudando de ares. Marcos Tora vai defender o Avaí, de Florianópolis, e Fábio está retornando ao Volta Redonda, que disputa a Copa do Brasil (onde enfrenta o Atlético, na segunda fase) e a Série C do Brasileiro.

?Só os estamos liberando porque surgiram novas opções para ambos e aqui eles estavam sendo pouco aproveitados?, disse o presidente José Carlos de Miranda, que não esconde sua aversão por ?dispensas?. ?Eles não conseguiram se firmar no Paraná. Mas, isso faz parte da profissão. São bons profissionais?, elogiou Miranda. Mesmo sabendo que ajustes serão naturais para a disputa do Brasileiro, a partir do mês que vem, tratou de abreviar o assunto.

Assunto proibido

?Falar em contratação, agora, só se eu fosse louco. O Paraná está focado no Paranaense e o atual grupo tem toda a confiança da diretoria?, frisou. Nos bastidores, é evidente, o clube já trabalha para fortalecer o elenco, que deverá receber de cinco a seis reforços assim que o estadual chegar ao fim. Uma classificação para a semifinal colocaria o Tricolor bem próximo de seu primeiro objetivo: garantir vaga na Copa do Brasil, competição da qual não participa desde 2002.

Voltar ao topo