Azulão e Tricolor adiam definição do terceiro lugar

Iraty e Paraná definem na a última rodada quem será o terceiro colocado do Campeonato Estadual de 2010. As duas equipes empataram ontem, em 1 a 1, no Estádio Emílio Gomes, em Irati.

O Azulão tem agora 11 pontos ganhos, e pega na última rodada o Atlético, na Baixada. O Tricolor soma 10 pontos, e recebe o Operário, na Vila Capanema. Todos os jogos serão no próximo domingo.

O Iraty saiu na frente do placar com Renê marcando 1 a 0, aos 38 minutos do 1.º tempo. O resultado dava antecipadamente a 3.ª posição na tabela, e a possibilidade de garantir uma das vagas do Estado na Copa do Brasil de 2011.

O gol do Paraná aconteceu somente aos 41 minutos do 2.º tempo, com Marcelo Toscano. O Tricolor jogou com 10 atletas desde os 16 minutos da 1.ª fase. Diego Correia recebeu uma falta, e mesmo caído no chão revidou e deu um chute no adversário.

O árbitro Héber Roberto Lopes estava próximo ao lance e não titubeou. Mostrou cartão vermelho ao zagueiro do Paraná, complicando um pouco mais a vida do time da capital na partida.

O jogo

O forte calor em Irati – o confronto começou às 15h30 -parece ter influenciado no comportamento inicial das duas equipes. O 1.º tempo foi marcado mais pelo suor e esforço dos atletas, do que propriamente por alguma técnica ou criatividade dos atletas.

O primeiro lance de perigo do Paraná veio aos 7 minutos. João Paulo cobrou falta pelo lado direito. A bola saiu alto. A zaga do Iraty se atrapalhou, e Marcelo Toscano chutou para o gol. Mas a bola bateu na perna do zagueiro e saiu para escanteio. A resposta do Iraty era tímida.

O time da casa só chegava com algum perigo em cobranças de escanteio. O Paraná ainda teve uma boa oportunidade de abrir o placar. Aos 34 João Paulo se encarregou de bater uma falta em frente ao gol de Valter. O chute saiu forte, mas a bola passou por cima da trave.

O gol do Azulão começou a ser desenhado aos 38. Airton tentou dominar a bola e foi derrubado na lateral esquerda. O próprio Airton se encarregou da cobrança cruzando para a área onde estava Renê, que se antecipou à zaga, e cabeceou no canto direito do goleiro Juninho. 1 a 0 Iraty.

O gol assustou o Tricolor. O time do técnico Gilberto Pereira passou a pressionar a equipe de Marcelo de Oliveira com nova sequência de escanteios, e defesas do goleiro Juninho.

Superação

O Paraná voltou melhor para o 2.º tempo e passou a dominar mais a bola, e ocupar melhor os espaços no campo. O Azulão dava mostras que tentaria administrar a vantagem no placar. Os dois treinadores mexeram em suas equipes buscando dar mais de entusiasmo aos poucos mais de 1.700 torcedores que compareceram ao Emílio Gomes.

Aos 30 minutos, Bugiga que havia entrado no lugar do atacante Eydison, fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Gizo recebeu e bateu para grande defesa de Juninho, que espalmou evitando o segundo gol do Azulão.

Aos 41 o Tricolor acabou sendo premiado pela insistência. Chicão aproveitou um escanteio da esquerda e cabeceou com perigo. O goleiro Valter conseguiu desviar. A bola sobrou para Marcelo Toscano. O atacante do Paraná ajeitou a bola e acertou um forte chute. Paraná 1 a 1.

As duas equipes ainda tiveram chance de sair com a vitória. Aos 44 Airton bateu falta, e Juninho espalmou para fora. Aos 46 foi a vez de Wellington Silva avançar pela esquerda e bater rasteiro com perigo, para difícil defesa de Valter. Fim das emoções e do jogo em Irati.