Matemática

Oitavas, Sul-Americana ou sem jogo internacional. O futuro do Atlético após o jogo no Chile

Caminhos do Atlético são vários. Mas Furacão sabe bem o que quer pra sequência do ano. Foto: Jonathan Campos

O Atlético entra em campo nesta quarta-feira (17), às 21h45, contra a Universidad Católica, do Chile, em Santiago, decidindo o futuro na temporada. Afinal, o Furacão pode seguir três caminhos diferentes: se classificar para as oitavas de final da competição, passar para a Copa Sul-Americana ou ficar sem calendário internacional. E tudo estará em jogo neste duelo contra os chilenos.

A matemática para tudo isto é simples. Para alcançar o principal objetivo, que é seguir na Libertadores, o Rubro-Negro depende de uma simples vitória sobre a Católica. Inclusive, o time atleticano pode até terminar na liderança do Grupo 4, desde que o San Lorenzo vença o Flamengo, na Argentina, mas com o Atlético tendo que ganhar por um gol a mais de diferença que o ‘time do Papa’, para ficar na frente no saldo de gols.

No entanto, o empate pode ser o suficiente para terminar na segunda posição. Só que, neste caso, o Flamengo precisa ganhar no Nuevo Gasômetro. Com qualquer outro resultado na Argentina, o Atlético com o empate, terminará na terceira colocação e, automaticamente, entrará na Copa Sul-Americana.

Para este ano, o regulamento da Libertadores mudou e os dois times de melhor campanha nas duas primeiras fases do torneio mais os oito terceiros colocados dos oito grupos passam para a Sul-Americana, juntando-se aos outros 22 clubes que seguem na competição. Até mesmo a derrota pode fazer o Rubro-Negro disputar o segundo torneio continental.

Neste caso, o cálculo é o mesmo que para se classificar em primeiro no grupo. O Atlético teria que, em caso de derrota, torcer para que o Flamengo ganhe do San Lorenzo, com um gol a mais de diferença. Por exemplo, se o Furacão perder por 1×0, será preciso que os argentinos percam por 2×0.

Em caso de derrota no estádio San Carlos de Apoquindo, porém, com qualquer outro resultado na Argentina, o Rubro-Negro ficará sem calendário internacional para o restante da temporada, tendo que dividir as atenções, no caso, entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Isto porque não passaria o San Lorenzo no saldo de gols e seria ultrapassado pela própria Católica, que, mesmo atualmente na quarta posição, pode se classificar para as oitavas de final caso vença e o Flamengo também ganhe ou aconteça um empate no Nuevo Gasômetro, com os chilenos vencendo por mais de um gol de diferença ou se na Argentina o placar ficar no 0x0.