No Paranaense

Há 21 anos o Atlético não tinha sequência tão medíocre no Paranaense

A volta do time titular do Atlético ao Campeonato Paranaense deveria representar uma afirmação rubro-negra na competição. Mas aconteceu exatamente o contrário, um dos piores momentos nos últimos anos. Só para ter uma ideia, o Furacão completou quarta-feira o quarto jogo seguido sem marcar um gol sequer no Campeonato Paranaense. A derrota para o Operário fez o Furacão encarar uma realidade que não lhe preocupava há muito tempo, mais precisamente há 7616 dias. Muitos dias, não?

Neste campeonato, depois da vitória contra o Prudentópolis (Lula marcou aos 14 minutos do segundo tempo), o Atlético perdeu para o Coritiba, foi novamente derrotado pelo Foz, empatou com o J. Malucelli e voltou a perder, agora para o Operário. Destes jogos, os três últimos disputados com a equipe principal.

Essa sequência de quatro jogos completos sem marcar gols em campeonatos estaduais havia ocorrido anteriormente no Paranaense de 1994, há quase 21 anos, entre a fase semifinal e o quadrangular decisivo da competição. O jejum, naquela época, começou na verdade na rodada anterior, após o gol que garantiu a vitória por 1×0 contra o Cascavel, dia 1º de maio.

A partir dali o time então comandado por Hélio dos Anjos empatou com o Batel (0x0), com o Paraná duas vezes (0x0), uma pela fase semifinal e outra já no quadrangular decisivo, e perdeu para o Coritiba (2×0). O fim da seca veio apenas no jogo contra o Londrina, no dia 28 de maio, quando venceu o LEC por 2×0.

Jejum

Além de não marcar gols, o Atlético não vence há quatro jogos. Jejum semelhante já foi observado nos dois anos anteriores, 2014 (dois empates e duas derrotas) e 2013 (três empates e uma derrota), quando o Atlético optou por jogar com o time sub-23, curiosamente nas primeiras quatro rodadas da competição.

A pior sequência recente de jogos sem vitória, no entanto, foi observada no Paranaense de 2007, quando o time ficou seis jogos sem vencer. Na ocasião o Atlético empatou quatro vezes (Paranavaí, Rio Branco, Cianorte e Paraná) e perdeu dois jogos (Paranavaí e Paraná). Já no Paranaense do ano seguinte, o Atlético emendou doze vitórias seguidas, marca que não obtinha desde o Furacão de 49.

Em outros campeonatos o “vazio de vitórias” aconteceu mais recentemente. Na Série B de 2012 o Atlético ficou quatro jogos sem vencer (derrota para o CRB, empate com o Goiás, nova derrota para o Ceará e outro empate, dessa vez com o Bragantino.