Desafio

Em confronto direto pelo G6, Atlético pega o Flu pra acabar com síndrome

Foto: Aniele Nascimento.

Com o peso de ser um dos piores visitantes do Campeonato Brasileiro (apenas 13% de rendimento) e de ter nas costas nove derrotas seguidas fora da Arena da Baixada, o Atlético faz contra o Fluminense nesta terça-feira (15), às 17h, no Maracanã, um duelo direto na luta por uma vaga na Libertadores. Para permanecer dentro do G6 da competição nacional, o Furacão precisa voltar para Curitiba com pontos na bagagem e o duelo carioca será uma boa oportunidade para o time do técnico Paulo Autuori acabar com a “síndrome do pijama”, que tem norteado a campanha do clube no Brasileirão.

Isto porque o tricolor carioca também não vive um bom momento. O time das Laranjeiras demitiu recentemente o técnico paranaense Levir Culpi, que não resistiu à sequência de seis jogos sem vitórias. A diretoria do Flu ainda não definiu um substituto e a equipe será comandada pelo interino Marcão até o final do ano.

Assim, por não saber a forma que o adversário irá a campo, Autuori mantém mistério com relação à escalação do Rubro-Negro para este compromisso. Duas alterações foram confirmadas pelo treinador. O goleiro Santos entra no gol no lugar de Weverton, que está servindo a seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo, e na zaga Thiago Heleno retorna depois de cumprir suspensão.

A dúvida está no setor ofensivo. O atacante André Lima, de novo à disposição, ainda não tem presença confirmada. Se o centroavante for titular, Nikão deixará o time. Essa indefinição, segundo o comandante atleticano, deve-se muito à maneira que o adversário virá a campo.

“Ainda não defini. Há uma preocupação em relação à incerteza que temos, de que maneira o Fluminense poderá iniciar o jogo, que proposta poderá ter, sabendo que este jogo para eles será fundamental. Quero dizer em relação à escalação da equipe para o início da partida e à estratégia que podem adotar em relação a este equipe”, declarou Paulo Autuori.

Apesar dessa campanha ruim que o Atlético tem como visitante no Campeonato Brasileiro, o técnico prefere olhar sempre o lado positivo. Assim, ciente da necessidade de melhora que o time precisa ter nas partidas fora da Arena da Baixada, ele afirmou que está satisfeito com a campanha realizada até agora.

“A mente precisa sempre de reforços positivos, sem fechar os olhos para aquilo que se faz de errado. Temos que trabalhar e não falar. É através de trabalho e atitude que conseguimos reverter coisas ruins. Estou satisfeito por chegar nesse momento, onde faltam quatro jogos, na posição em que estamos, nas condições de atingir o objetivo que a princípio deveria ser entre os quatro, mas no meio do caminho existiram mudanças e levaram que duas vagas a mais fossem ofertadas para as equipes que disputam o Brasileiro. Estamos envolvidos nisso e preocupados de ter uma equipe próxima do que queremos”, concluiu Autuori.

FICHA TÉCNICA

SÉRIE A
2º Turno – 35ª Rodada

Fluminense x Atlético

Fluminense
Júlio César (Diego Cavalieri); Wellington Silva, Gum, Henrique e Giovani; Edson, Dudu, Gustaco Scarpa e Cícero (Danilinho); Wellington e Henrique Dourado (Richarlison).
Técnico: Marcão

Atlético
Santos; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Nicolas; Otávio, Hernani, Lucas Fernandes, Lucho González e Nikão (André Lima); Pablo.
Técnico: Paulo Autuori

Local: Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
Horário: 17h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Hernan Brumel Vani (SP)