Tem três, mas nenhum aprova

Em 2016, Atlético usou cinco jogadores só na lateral-esquerda

Sidcley, Roberto, Léo, Pará, Bruno Pereirinha. Ou nenhum deles? Hoje, se Paulo Autuori pudesse ser perguntado sobre quem seria o lateral-esquerdo titular do Atlético, é mais provável que ele respondesse que nenhum deles. Afinal, os três laterais do elenco foram utilizados no setor, mas quando começou a primeira série decisiva da temporada, na largada das quartas de final do Campeonato Paranaense, o treinador preferiu improvisar Léo no setor. Não funcionou também. Mas como não dá para mudar agora, o Furacão vai com o que tem, e espera a chegada do Brasileirão para reforçar a defesa, com pelo menos dois jogadores. 

A temporada começou com Roberto e Pará sendo os laterais do elenco, pois Sidcley seria deslocado para o meio-campo pelo técnico Cristóvão Borges. Mas Roberto perdeu espaço com Autuori, virando reserva após más atuações. Só entrou no Atletiba e também foi mal. O resultado foi o afastamento e a possível negociação com o Ceará, que disputa a segunda divisão. Pará, emprestado pelo Cruzeiro, também não emplacou, tanto que sequer viajou para Londrina no domingo passado.

Sidcley então voltou a jogar pela lateral, mas não conseguiu se firmar. Afundou com o time reserva na derrota para o Toledo e agora é reserva, tanto para a esquerda, quanto para o meio-campo. “Nós queremos trabalhar muito mais o Sidcley. Ele tem que melhorar a parte defensiva e não vou expor um jogador”, afirmou Paulo Autuori na semana passada, antes da estreia no mata-mata do Estadual.

Aí abriu-se o caminho para Léo e Bruno Pereirinha, já que os dois amargam a reserva de Eduardo, um dos “intocáveis” do Furacão. O português só atuou na esquerda na partida contra o Flamengo, e mostrou o futebol regular – nada impressionante – de sempre. Mas a falta de um jogo mais qualificado o deixou para trás na escolha do titular contra o Tubarão. Léo foi o convocado por Autuori, mas sofreu inclusive com outro improvisado, o volante Bidia, do LEC, que atuou como lateral-direito.

Assim, fica a dúvida para quem vai estar no setor no domingo (10), às 16h, na Arena, no jogo da volta entre Atlético e Londrina – o Furacão precisa de uma vitória simples para se classificar para a semifinal do Paranaense. A tendência é que Sidcley, até porque o jogo é em casa, seja o escolhido. Mas a diretoria já está decidida: a pedido de Autuori, dois laterais-esquerdos serão contratados para o Brasileiro. “Já estamos atentos ao mercado”, confessou o treinador, na sua última entrevista em Curitiba.

Encrenca! Veja mais sobre o Paranaense na coluna do Mafuz!!