Jogando como se fosse na Arena

Contra o Inter, Atlético quer embalar fora de casa

Após a vitória por 2×1 sobre o Figueirense, no último sábado, o Atlético agora quer embalar de vez no Campeonato Brasileiro e se livrar da incômoda posição de rondar a zona de rebaixamento. Porém, terá pela frente um forte desafio. Hoje, às 19h30, no Beira-Rio, encara o vice-líder Internacional, que ainda não perdeu neste Campeonato Brasileiro.

Até aqui, o Furacão fez duas partidas longe da torcida no Brasileirão e perdeu as duas (4×0 para o Palmeiras e 2×1 para o Botafogo). Uma tarefa que já seria árdua e que deve ficar ainda mais complicada, devido aos ’desfalques’ do time.

Preocupado com a questão física dos jogadores, devido à maratona de partidas (até o final de junho os times terão apenas uma semana cheia para treinamentos), o técnico Paulo Autuori irá poupar aqueles que estiverem mais desgastados. Nenhum nome foi confirmado de fato, mas a tendência é que o zagueiro Thiago Heleno, o lateral-esquerdo Sidcley, o volante Otávio e o meia Nikão fiquem de fora do confronto. Assim, o treinador irá mexer em todos os setores.

“São funções diferentes, levamos em conta isso, mas precisamos fazer mudanças se a gente quer manter a intensidade nas partidas e preservar nossos jogadores. Nós precisamos preservar os jogadores como um todo, mas não queremos perder a intensidade. Isso que me faz pensar em fazer trocas em alguns setores”, explicou o comandante rubro-negro.

Mesma postura

No entanto, Autuori garante que as mudanças na equipe serão apenas nas peças. Taticamente, ele quer manter a forma de o Atlético jogar, mesmo atuando na casa do adversário. Contra o Botafogo, na semana passada, em Juiz de Fora, o Furacão não se fechou e adotou uma postura ofensiva, indo para cima. Tanto que criou inúmeras chances de gols, que acabaram não sendo aproveitadas. Contra o Figueirense, no último sábado, na Arena da Baixada, a equipe repetiu a atuação e pressionou os catarinenses. Desta vez, conseguiu o resultado positivo.

“Eu analiso não só resultado. Os resultados são fundamentais, mas eu analiso como um todo. Eu gostei muito dos 45 primeiros minutos contra o Palmeiras, merecíamos ter vencido o Botafogo”, afirmou ele.

“A nossa forma de jogar é igual dentro e fora de casa. Este é o nosso desafio, jogar bem dentro e fora de casa. No Campeonato Brasileiro os resultados ainda não vieram, mas não temos dúvidas que estamos no caminho certo e as vitórias vão vir. Isso ficou claro contra o Botafogo. Da forma que jogamos e as chances que criamos, não ter ganhando é do futebol”, destacou o goleiro Weverton.

Até por isso, o técnico acredita que o rodízio constante facilita na preparação dos atletas, uma vez que todos estão adaptados ao padrão de jogo atleticano.

“O importante é a ideia que você pretende implantar na equipe. Todos aqui já sabem a maneira de jogo da equipe. Temos trabalhado todos os jogadores de maneira igual. Todos sabem o que devem fazer nas suas funções. Pode existir uma equipe que jogue junto e que se repita sempre, mas a cada jogo entra com uma ideia diferente. Estamos no caminho certo e queremos sair de lá com esta certeza”, enfatizou Autuori.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO
1º Turno – 5ª Rodada

Internacional x Atlético

Internacional
Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Artur; Fabinho, Fernando Bob, Gustavo Ferrareis e Andrigo; Vitinho e Eduardo Sasha.
Técnico: Argel Fucks.

Atlético
Weverton; Eduardo, Cleberson, Wanderson e Pará; Deivid, Hernani, Ewandro, Vinícius e Pablo; André Lima.
Técnico: Paulo Autuori

Local: Beira-Rio (Porto Alegre-RS)
Horário: 19h30
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)