Agora ou nunca

Atlético terá que superar má campanha fora pra colar no G4

Última vitória do Atlético como visitante no Brasileirão foi em cima do Cruzeiro, há mais de três meses. Foto: Juarez Rodrigues/D.A Press

Em sexto lugar no Campeonato Brasileiro, com 42 pontos, o Atlético voltou a brigar por uma vaga na Libertadores e agora está apenas três pontos atrás do Santos, o quarto colocado e, coincidentemente, próximo adversário do Furacão, sábado, às 16h, na Vila Belmiro. Um triunfo pode deixar o Rubro-Negro em quinto lugar, fora do grupo que se classifica para o torneio continental apenas pelo saldo de gols.

No entanto, para esta situação se confirmar, o Atlético terá que enfrentar o seu pior inimigo no Campeonato Brasileiro: os jogos fora de casa. Até aqui, em 13 jogos como visitante, o Furacão conquistou apenas duas vitórias, um empate e dez derrotas, totalizando sete pontos e apenas 18% de aproveitamento, além de ter sido quem mais perdeu. Um rendimento superior apenas a Santa Cruz (16%), Figueirense (15,3%) e América-MG (10%), que estão brigando contra o rebaixamento. Entre os postulantes a uma vaga no G4, é o pior quando atua na casa do adversário. Dos onze primeiros colocados, o segundo pior visitante é a Ponte Preta, com 24% de aproveitamento.

Além disso, o Santos é o terceiro melhor mandante do Brasileirão, com 79%, atrás apenas do Rubro-Negro e do Atlético-MG. Uma tarefa complicada e decisiva para o time atleticano. Em caso de derrota, a equipe pode cair para oitavo lugar e ficar seis pontos atrás do quarto colocado.

Para o goleiro Weverton, o Furacão não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória na Vila Belmiro. “Se queremos sonhar com o G-4 temos que vencer fora de casa, ainda mais o Santos, nosso concorrente direto. É um jogo que precisamos vencer. Sabemos que é difícil, o Santos é um bom mandante, tem um bom retrospecto em casa, mas precisamos fazer um bom jogo e, se Deus quiser, sair de lá com a vitória”, afirmou ele, em entrevista à RPC.

Em casa no Brasileirão o Peixe perdeu apenas duas vezes, 1×0 para Internacional e Figueirense, dois times que atualmente estão brigando contra a degola, mas soma mais dez vitórias e um empate. Porém, o Atlético tem uma arma a seu favor. Pelo campeonato, o último triunfo como visitante foi no dia 11 de julho, quando fez 3×0 no Cruzeiro. Mas na semana passada ganhou do Grêmio por 1×0, na Arena Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Se a classificação não veio – o Rubro-Negro perdeu nos pênaltis -, Weverton acredita que a atuação do time na casa do adversário serve para dar confiança aos jogadores.

“Apesar de termos sido eliminados, vencemos o jogo. Fazia tempo que a gente não vencia fora de casa, não foi no Brasileiro, mas acho que serve de motivação e saber que o nosso objetivo, que era vencer, foi alcançado. Infelizmente, nos pênaltis todo mundo sabe o final da história, mas o caminho é esse, jogar bem, para cima, como a gente procura fazer”, completou o camisa 12 atleticano.