Contas

Atlético não precisa nem vencer o Flamengo pra ir pra Libertadores

Atlético tem grandes chances de comemorar bastante na Arena no domingo. Foto: Aniele Nascimento

O Atlético depende apenas de si no duelo contra o Flamengo, domingo (11), às 17h, na Arena da Baixada, para conseguir uma vaga na Libertadores do ano que vem. Uma simples vitória garante a classificação no G6 do Campeonato Brasileiro. Melhor mandante da competição, o time atleticano tem tudo para voltar ao torneio continental, mas mesmo que não ganhe o jogo, manterá boas chances de disputar a Libertadores.

Se não vencer o Flamengo, o Furacão terá que torcer para que ou Botafogo ou Corinthians tropecem nos seus compromissos contra Grêmio e Cruzeiro, ambos fora de casa, respectivamente. Se empatar seu duelo contra o Fla, o Rubro-Negro só será ultrapassado caso o time carioca vença o tricolor gaúcho, em Porto Alegre.

Isto porque o Botafogo tem a mesma pontuação do Atlético, mas está atrás nos critérios de desempate. Caso perca para o Flamengo, o time carioca ultrapassa o Furacão na classificação com um simples empate.

No caso do Corinthians, o time rubro-negro só será ultrapassado na classificação caso o Timão vença o Cruzeiro, no Mineirão. O time paulista, sétimo colocado, tem 55 pontos, somente um atrás do Atlético. Caso consiga igualar sua pontuação com o Furacão, o Timão não conseguirá subir na tabela, já que perde nos critérios de desempate. Assim, o Atlético só será ultrapassado se não vencer e o Corinthians ganhar.

Para melhorar a situação atleticana, o time pode entrar em campo já classificado. Para que isto aconteça, basta o Atlético-MG ser campeão da Copa do Brasil diante do Grêmio, nesta quarta-feira (7). Neste caso, o G6 viraria G7 e o Rubro-Negro cairia,  na pior das hipóteses, apenas para a sétima posição. No jogo de ida, no Mineirão, o time gaúcho venceu por 3×1.

Depois do empate sem gols conquistado diante do próprio Corinthians, no último sábado (26), em São Paulo, o Furacão elevou sua chance de jogar a Libertadores para 96%, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia.