Matemática

Atlético está a duas vitórias e um empate de terminar dentro do G6

Vitória sobre o Cruzeiro foi fundamental para o Atlético seguir forte na briga pelo G6. Foto: Daniel Castellano

A vitória por 1×0 sobre o Cruzeiro, no último sábado (29), juntamente com o tropeço do Corinthians, que empatou em 1×1 com a Chapecoense, recolocou o Atlético no G6 do Campeonato Brasileiro. Com 51 pontos, o Furacão agora tem um a mais que o clube paulista, o sexto colocado. Restando mais cinco rodadas para o término do Brasileirão, a briga por duas vagas na Libertadores do ano que vem está aberta e sendo disputada praticamente por cinco clubes. Entre eles, o Rubro-Negro, segundo a matemática, é o segundo com mais chances.

De acordo com o site Infobola, o Atlético tem 48% de possibilidade de retornar ao torneio continental, enquanto o Chance de Gol aponta 37,5%. Se seguir com os 51,5% de aproveitamento atual, o Atlético terminará a competição com 58 pontos, exatamente a média do sexto colocado do Brasileirão desde 2006, quando o torneio passou a contar com 20 equipes.

Nestes anos, com 58 pontos um time terminaria entre os seis primeiros em cinco oportunidades (2007, 2008, 2009, 2011 e 2012). Em 2014 foi o ano com a maior pontuação (61), enquanto em 2008 o mais baixo (54).

Para chegar a estes 58 pontos, o Furacão precisa de mais duas vitórias e um empate, sendo que faz mais dois jogos na Arena e outros três fora. Se seguir com o bom rendimento em casa, a tendência é que o Rubro-Negro vença Sport e Flamengo e aí precise de um ponto como visitante, onde vem sofrendo. Até aqui, foram apenas duas vitórias e um empate em 16 partidas, o que vem sendo a pedra no sapato do time.

A favor do Rubro-Negro, pesa o fato de que enfrenta dois concorrentes diretos nessas cinco últimas rodadas: Fluminense e Corinthians. Se conseguir um empate contra um desses adversários, além de continuar dentro da matemática necessária, conseguiria segurar um dos concorrentes.

Vale lembrar que caso o Atlético-MG, quarto colocado do Campeonato Brasileiro, ou o Grêmio, que ainda sonha está na briga, ganhar a Copa do Brasil, o G6 pode se transformar em G7, diminuindo a pontuação necessária.