Números

Atlético entra na 23ª disputa de Copa do Brasil

O elenco do Atlético na final da Copa do Brasil de 2013, a melhor campanha rubro-negra na competição. Foto: Marcelo Andrade

O Atlético estreia com o time principal nesta terça-feira (30) na Copa do Brasil, às 21h30, diante do Caxias, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. A exemplo dos últimos quatro anos, o Rubro-Negro começa a competição com um time que está treinando exclusivamente com foco em competições nacionais, já que para o Campeonato Paranaense o clube tem usado um elenco alternativo.

Em 2013, primeiro ano que Furacão utilizou duas equipes, sub-23 no Paranaense e o principal para competições nacionais, o Atlético chegou à final da Copa do Brasil. Empatou com o Flamengo em 1×1 no primeiro jogo, e na segunda partida perdeu por 2×0, ficando com o vice-campeonato.

No ano seguinte, em 2014, o Furacão foi eliminado nas oitavas de final pelo América-RN. Perdeu no primeiro confronto fora de casa por 3×0 e no reencontro com a torcida após o estádio Joaquim Américo ser usado na Copa do Mundo, venceu por 2×0. Vitória que não foi suficiente para seguir adiante.

Há dois anos atrás o Atlético passou vergonha na Copa do Brasil. Na primeira fase eliminou o Remo nos pênaltis, e logo na segunda fase foi eliminado pelo Tupi-MG. O placar agregado das duas partidas ficou em 2×2, mas o time mineiro fez dois gols fora de casa, o que na época, pelo regulamento da competição, valia como critério de desempate.

Em 2016, chegou até às oitavas e parou no Grêmio. Após empate de 1×1 no agregado a decisão foi para os pênaltis e o time gaúcho de deu melhor coma vitória de 4×3. Aliás, o tricolor gaúcho também foi o algoz do ano passado. Nas quartas de final o Atlético levou uma goleada de 4×0 fora de casa e na Arena perdeu por 3×2.

Este ano  a primeira fase da Copa do Brasil acontece em jogo único, o que deixa o jogo diante do Caxias com cara de decisão. O Rubro-Negro tem a vantagem do empate, por ser o visitante, para avançar. “Temos que nos comportar como um jogo decisivo, uma final de campeonato. Não tem volta. É um jogo que precisamos pegar toda a nossa alma para conseguir uma excelente partida”, disse o técnico atleticano, Fernando Diniz, em entrevista ao site oficial do clube.

cap-copa-do-brasil