Atlético se recupera e massacra o lanterna na Arena da Baixada

O começo do returno e do trabalho de Mário Sérgio não poderia ter sido melhor. Está certo que o adversário era o Ipatinga, lanterna do campeonato, mas o Atlético não tomou conhecimento e aplicou uma convincente goleada na Arena (5×0).

Mesmo com pouco tempo de treinamento, o time apresentou uma nova cara, com mais velocidade, e toque de bola envolvente. Com a vitória de ontem, o Furacão pulou para o 13.º lugar.

Precisando iniciar o returno com vitória, Mário Sérgio surpreendeu logo na sua reestréia. Rotulado por muitos como “inventor”, fez alterações que ainda não haviam sido utilizadas neste campeonato.

O ala Márcio Azevedo foi para o banco de reservas e em seu lugar entrou Nei, que é destro. Na ala direita, o meia Rodriguinho foi improvisado. A única semelhança com a escalação antiga foi o sistema com três zagueiros e o ataque formado por Júlio dos Santos e Pedro Oldoni.

Com essa formação, que teve muito pouco tempo para treinar, o Atlético tentou encurralar o adversário. Com toques rápidos e com mais jogadores chegando ao ataque, o Furacão pressionou. E aos 8 minutos abriu o placar. Após cobrança de escanteio, Danilo fuzilou o goleiro Fernando.

O time da casa continuou ameaçando, sempre com velocidade e tabelas, o que não vinha acontecendo em jogos anteriores. Chances apareceram, mas foram desperdiçadas por Pedro Oldoni e Nei. Se o rubro-negro pressionava, também se expunha bastante. E nos contra-ataques o Ipatinga levou perigo.

Adeílson teve duas boas oportunidades, inclusive acertando uma finalização na trave. Mas o volume de jogo atleticano surtiu efeito. Aos 36, Renan roubou a bola e serviu Pedro Oldoni, dentro da área. O atacante fez as pazes com o gol e ampliou a vantagem rubro-negra.

Na etapa final, o Atlético voltou para matar o jogo. Aos 6 minutos, Rodriguinho cruzou e Ferreira reencontrou o caminho do gol após a temporada árabe. Com o 3×0, o Ipatinga desmontou em campo e foi completamente dominado pelo Furacão.

O time paranaense partiu pra cima e aplicou a goleada. Pedro Oldoni assinalou mais dois, aos 30 e 37 minutos, após cruzamentos primorosos de Ferreira e Júlio dos Santos, respectivamente. Com a vitoria consolidada, o Atlético tocou a bola e deixou o tempo passar.

20ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Atlético 5 x 0 Ipatinga

Local: Estádio Joaquim Américo, Arena da Baixada, em Curitiba

Atlético: Galatto, Danilo, Antônio Carlos e Chico; Rodriguinho, Renan, Alan Bahia, Ferreira (Kelly aos 32’ do 2º)e Nei (Márcio Azevedo aos 20’ do 2º); Julio dos Santos e Pedro Oldoni (Caíque aos 40’ do 2º)

Técnico: Mário Sérgio

Ipatinga: Fernando, Leandro Salino, Patrick. Léo Oliveira (Sandro Manoel no intervalo) e Beto; Henrique, Paulino Dias, Leo Silva (Ferreira aos 16’ do 2º) e Augusto Recife; Kempes e Adeilson (Luiz Fernando aos 28’ do 2º).

Técnico: Ricardo Drubscky

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA/RJ)

Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (FIFA/RJ) e Jesmar Benedito Mirando de Paula (GO)

Gols: Danilo aos 8’ do 1º , Pedro Oldoni aos 36’ do 1º; 30’ e 37’ do 2º; Ferreira aos 6’do 2º

Cartões amarelos: Adeílson, Patrick, Kempes (I)

Público pagante: 13.299

Público total: 14.521

Renda: R$190.170,00