Atlético renova com Ney Franco

Ney Franco é o técnico do Furacão para a próxima temporada. A renovação do contrato, com validade até o final de 2008, aconteceu ontem à tarde, após uma reunião entre o treinador e a diretoria atleticana. Outra boa notícia é que toda a comissão técnica também foi mantida.

O acerto entre as partes já era esperado, pois desde a chegada de Franco, no início do returno, o Atlético saiu da zona de rebaixamento, recuperou-se em algumas rodadas e chegou a sonhar com a Libertadores na reta final do Brasileirão.

Além de um reajuste salarial, como reconhecimento ao bom trabalho, outros fatores pesaram na decisão do treinador. Dentre eles a ótima estrutura do clube, um grupo de jogadores, no mínimo, competitivo e o compromisso de contratações para brigar por títulos no próximo ano. ?Hoje todo treinador gostaria de trabalhar em um clube como o Atlético. Aqui temos a estrutura física e humana muito boa. A qualidade dos jogadores é excelente e, com toda a certeza, vamos ter uma boa pré-temporada para lutar por títulos?, disse o treinador no site do clube.

Com a continuidade no comando técnico, o Atlético começa a pensar na próxima temporada. De acordo com o diretor de futebol, Alberto Maculan, o trabalho para 2008 fica facilitado com a renovação, pois Franco já conhece o elenco e o clube.

Para a seqüência de seu trabalho, Ney Franco quer consolidar a vaga à Sul-Americana. Para isso é necessária a conquista de bons resultados nos dois jogos restantes no Brasileiro, diante do Flamengo (Maracanã) e do São Paulo (Arena). Com a classificação, o clube assegura a possibilidade de jogar mais um campeonato continental, mantendo vivo o projeto de internacionalização. Desde 2005, o Atlético é nome presente nas competições da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Em 2008, o Furacão disputará quatro competições: Paranaense, Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sul-Americana. Segundo Franco, não há como priorizar nenhuma delas e, por isso, a montagem de um grupo mais forte que o atual torna-se essencial. ?Temos que lutar por títulos em todos os campeonatos que disputarmos, começando pelo estadual?, finalizou o treinador.

Identificado com o clube

A ótima campanha do Atlético sob o comando de Ney Franco pesou para que a diretoria renovasse o contrato do treinador. O técnico assumiu o Rubro-Negro na 16.ª posição, à beira da zona do rebaixamento. Perdeu os dois primeiros jogos e viu o time cair e sofrer a pressão da degola. Porém, conseguiu recuperar o grupo e engrenou no comando, principalmente na Arena e com o apoio do torcedor.

O trabalho de Ney Franco se sustenta pelos bons resultados. Desde que assumiu o clube na 2.ª rodada do returno, dia 25 de agosto, contra o Internacional, até o confronto com o Sport, no último domingo, Franco esteve à frente do Furacão por 16 oportunidades (Brasileirão) e conseguiu um aproveitamento de 58,5%, média que se tivesse sido mantida em toda a competição colocaria o time paranaense na vice-liderança, atrás apenas do campeão São Paulo (70% de aproveitamento).

Outros números relevantes são a seqüência rubro-negra no campeonato, que está há oito rodadas sem perder e também a invencibilidade na Arena. Nos oito jogos que comandou o time no Caldeirão, o treinador mineiro obteve sete vitórias e um empate – 92% de aproveitamento.

Além disso, foi com Ney Franco que o Atlético ganhou um padrão de jogo. Ele definiu o esquema com três zagueiros (3-5-2), desde que aportou no Rubro-Negro, e isso deu firmeza ao sistema defensivo. O treinador também foi o responsável por adiantar o posicionamento do colombiano Ferreira, jogador decisivo em várias partidas. Entretanto, mesmo com o esquema tático definido, Franco sempre pregou e treinou as variações táticas, preferencialmente para o 4-4-2. E com essas mudanças – que ocorrem, como ele mesmo diz, ?devido à leitura do jogo? – o comandante demonstrou que conhece o potencial de seu elenco e sabe bem como orientá-lo.

Voltar ao topo