Atlético-PR vence clássico por 1 x 0 e assume o segundo lugar do grupo A

Atlético-PR e Paraná Clube acabam de se enfrentar pelo Campeonato Paranaense, na Vila Capanema, nesta quinta-feira (27), numa partida onde nenhum dos dois times poderia perder. A equipe rubro-negra saiu com a bola. Com apenas 20 segundos de partida, Cristian passa pela marcação do Furacão e chuta forte, mas para fora. O Paraná chegou mais uma vez, dessa vez com a batida de falta de Giuliano com um cruzamento na área, mas ninguém do tricolor aproveitou o lance. O time do técnico Paulo Bonamigo não parou de pressionar o Atlético nos minutos iniciais. Com menos de 15 minutos de jogo, partiu para a terceira tentativa, Araújo levantou a bola na área e o goleiro Vinícius do Furacão tirou a bola do jeito que deu. Na sequência, Luis Henrique aproveitou o rebote para cruzar, Joélson subiu e mandou para fora, porém a jogada já estava parada pela arbitragem.

Aos 13 minutos do primeiro tempo, o rubro-negro deu a primeira boa chegada. Marcelo Ramos tocou para Nei, que estava livre e tentou bater para o gol, mas o goleiro Fabiano Heves defendeu. Depois da primeira tentativa, o Furacão se organizou melhor em campo e assustou mais o tricolor. Alan Bahia abriu espaço e mandou uma bola que passou perto de Fabiano Heves. Gabriel Pimba tentou fazer o mesmo, mas mandou para longe do gol. Aos 19 minutos, o goleiro, do Atlético, Vinícius tirou a bola que veio da tabela de Everton com Giuliano.

O primeiro cartão da partida foi um amarelo para Rhodolfo, do Atlético. Logo depois, Luis Henrique – do Paraná – também recebeu cartão amarelo.

Fabiano Heves defendeu mais uma vez seu time. O goleito tricolor pegou a bola antes de Marcelo Ramos ter chance com o levantamento de Netinho. O técnico Ney Franco orientou os jogadores rubro-negros e, assim, o Atlético dominou mais a partida. A equipe anulou as laterias e roubou mais bolas saindo para o contra-ataque.

Everton, do Paraná tentou cruzamento com Luis Henrique, mas a bola ficou com Vinícius. O tricolor não perdeu tempo, Joélson aproveitou que estava sozinho apara arrematar, mas Valência desarmou o adversário. O Paraná teve mais uma oportunidade com Cristian numa falta, mas ele mandou a bola para fora.

Na reta final, o tricolor Giuliani arrancou e passou para Joélson, que acabou peredendo o domínio. Um minuto de acréscimo. No final dos 46 minutos, verificou-se uma partida balanceada. Paraná começou melhor. Depois, o Atlético dominou mais. Mas no final do primeiro tempo, os dois times jogaram uma partida equilibrada.

Segundo tempo

A segunda etapa do gogo começou sem alterações em nenhum dos dois times. Já no primeiro minuto, o paranista Araújo mandou uma bola forte pela direira, porém sem direção, que acabou saindo pela linha de fundo. Em dois minutos, o Paraná tentou chegar duas vezes. Joélson arrematou depois de um cruzamento de Luis Henrique, mas Vinícius segurou. O goleiro rubro-negro cortou o cruzamento dando a bola para Everton, que chutou mal e para fora. Assim como no primeiro tempo, o tricolor começou melhor.

Cartão amarelo para o jogador rubro-negro Antônio Carlos, o terceiro da partida. Numa jogada rápida, Gabriel Pimba do Furacão levou a bola sozinho e, na hora de tocar, não mandou para ninguém. O Paraná Clube tentou de novo, Joélson arrancou e tentou cruzar, mas ainda não foi dessa vez.

Ney Franco mexeu no Furacão aos 15 minutos: colocou Léo Medeiros (que veio do Flamengo) no lugar de Piauí. E mandou Netinho atuar na ela esquerda. O resultado chegou rápido. Três minutois depois, Alan Bahia abriu espaço e  marcou o primeiro gol do jogo para o Furacão.

Depois do gol atleticano, Paulo Bonamigo resolveu mudar também. Tirou Giuliano para colocar Fábio Luis e André Luis entrou no lugar de Araújo. Por causa de um carrinho, Alan Bahia ganhou cartão amarelo. O tricolor continuou mexendo para tentar mudar o placar. João Paulo saiu e Daniel Cruz entrou.

O Furacão quase marcou o segundo numa jogada em que Marcelo Ramos levou a marcação, deixando Gabriel Pimpa perto do gol, mas o chute não foi bom e parou nas mãos do goleiro tricolor. O atacante rubro-negro Marcelo Ramos recebeu livre na grande área, porém deixou escapar. O Paraná resolveu assustar, Joélson aproveitou o rebote da zaga para chutar no gol, mas acabou na linha de fundo. O técnico Ney Franco fez a segunda substituição na equipe rubro-negra: Zé Antônio na vaga de Gabriel Pimba.

Na reta final, saiu mais um cartão amarelo, para o Cristian do Paraná. Outra alteração: Ney Franco tirou Marcelo Ramos para colocar William. O árbitro Héber Roberto Lopes deu dois minutos de acréscimo e o jogo terminou aos 47 minutos com a vitória do Furacão.

A vitória era o único resultado que interessava à equipe rubro-negra, que precisava ganhar para ocupar a posição do Paraná. Sem contar o sabor da revanche sobre o time da Vila Capanema, que ganhou o último clássico, na Arena, no dia 16.

Com os resultados desta quinta-feira (27): Engenheiro Beltrão 3 X 3 Iraty e Paraná Clube 0 X 1 Atlético-PR, o Engenheiro Beltrão continua na liderança do grupo A com sete pontos, seguido do Furacão com 6 pontos (saldo 0), o Paraná também com seis pontos (mas com o saldo -1) no terceiro lugar e o Iraty amargando a última posição com quatro pontos. Na próxima rodada, o rubro-negro enfrenta o Engenheiro Beltrão e o Paraná pega o Iraty.

Voltar ao topo