Atlético perde a primeira no Brasileirão

Acabou a invencibilidade do Atlético no Brasileirão. Jogando de igual para igual com o Palmeiras e prejudicado pela arbitragem, o Furacão perdeu por 1 a 0, no Palestra Itália.

Para a tristeza da torcida rubro-negra, o ídolo Alex Mineiro, jogando com a camisa verde, fez o gol que decretou a derrota.

Com o resultado, o Atlético perdeu quatro posições na tabela e agora aparece em 9.º lugar, com 5 pontos. No próximo domingo, enfrenta o Goiás, na Arena. O Palmeiras subiu para 6.º, com 7, e pega o Sport, em Recife.

Um tropeço fora de casa, diante do atual campeão paulista, pode ser considerado normal. Mas a história do jogo poderia ter um final mais feliz para o Furacão. Com a nova formação implantada pelo técnico Roberto Fernandes, o time evoluiu taticamente e não ficou devendo nada para a equipe alviverde.

Desde o apito inicial, Atlético e Palmeiras se revezaram no ataque, com chances aparecendo nos dois lados. O Porco chegou com perigo antes, obrigando o goleiro rubro-negro Vinícius a fazer duas grandes defesas logo aos 8 minutos, em cabeçada de Alex Mineiro e no rebote de Diego Souza.

Mas o Furacão respondia na mesma moeda e teria saído na frente, não fosse o assistente Fábio Gonçalves Araújo. Aos 19, Valencia errou um chute na entrada da área e a bola sobrou para Wallyson, que não perdoou e mandou para a rede. Dois jogadores do Palmeiras davam condições ao atacante rubro-negro, mas o bandeira marcou impedimento.

O Atlético não desanimou. A defesa continuava segura, como sempre. Jogando como 2.º volante, Irênio dava mais qualidade na saída de bola.

Esperança

A boa atuação deu à torcida rubro-negra a esperança de um grande 2.º tempo. Mas o otimismo não durou muito. Aos 10 minutos, o atacante palmeirense Kléber dividiu com Nei dentro da área. A bola procurou os pés do artilheiro e encontrou Alex Mineiro, que só teve o trabalho de mandar para o gol.

Perdendo por 1 a 0, o Rubro-Negro levou mais um golpe da arbitragem. Aos 12, Alex Fraga fez uma falta em Kléber, como tantas outras que já haviam sido cometidas pelos dois times, sem acarretar maiores punições. Mas, dessa vez, o árbitro Giuliano Bozzano resolveu mostrar cartão amarelo e expulsou o zagueiro atleticano, que já havia sido advertido na 1.ª etapa.

Com um homem a menos, o Atlético continuou dando trabalho à defesa verde. Roberto Fernandes manteve o time no ataque, com as entradas de Rogerinho, Pimba e do atacante Bolívia, que fez sua estréia. Em dois cruzamentos de Piauí, Marcelo Ramos teve chances de marcar de cabeça, mas mandou para fora.

BRASILEIRÃO 2008

1.º turno – 4.ª rodada

PALMEIRAS 1 x 0 ATLÉTICO

Palmeiras

Marcos; Élder Granja, Maurício, Gustavo e Leandro; Martinez (Sandro Silva, 24? do 2.º tempo), Léo Lima, Diego Souza (Lenny, 39? do 2.º tempo), e Denílson (Jumar, 11? do 2.º tempo); Kléber e Alex Mineiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Atlético

Vinícius; Danilo, Antônio Carlos e Alex Fraga; Nei, Valencia, Irênio (Pimba, 28? do 2.º tempo), Netinho (Rogerinho, 35? do 2.º tempo) e Piauí; Wallyson e Marcelo Ramos (Bolívia, 17? do 2.º tempo). Técnico: Roberto Fernandes.

Gol: Alex Mineiro (P), 10? do 2.º tempo.

Árbitro: Giuliano Bozzano (DF).

Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Fábio Gonçalves Araújo (DF).

Cartões amarelos: Martinez, Kléber, Alex Mineiro, Sandro Silva (P); Alex Fraga, Nei, Piauí, Wallyson (A).

Cartões vermelhos: Alex Fraga (A), 12?, e Kléber (P), 44? do 2.º tempo.

Local: Palestra Itália, em São Paulo (SP).

Público: 6.264 pagantes.

Renda: R$ 171.495,00.

Voltar ao topo