Atlético não resiste e perde para o Náutico por 2 a 1

Tudo que o Atlético não queria e temia aconteceu na rodada de ontem. No Estádio dos Aflitos, em Recife, “São Galatto” não foi suficiente para suportar a pressão adversária e o Furacão perdeu de virada para o Náutico, por 2 a 1.

A derrota, aliada aos resultados dos demais jogos, deixou o time da Baixada a 1 ponto da zona de rebaixamento e o fantasma da Segundona voltou a amedrontar.

Agora, a definição sobre o futuro do Atlético no Brasileirão já tem data e horário marcados. Próximo domingo, às 17h, na Arena, contra o Flamengo. É o jogo do ano para o Furacão.

A situação do Atlético é delicada, mas ele depende de suas próprias forças para se manter na divisão de elite. Para tanto, basta uma vitória simples diante do Urubu.

Mas é aí que mora o problema. A equipe carioca virá a Curitiba também precisando vencer para continuar brigando por uma das vagas à Copa Libertadores da América do ano que vem.

Calculadora

Em caso de empate ou derrota, o time da Baixada terá que contar com a sorte e com uma combinação de resultados para não cair. Quatro equipes brigam para não ficar com as duas vagas que restam para o descenso em 2009.

Ontem, Ipatinga e Portuguesa carimbaram a participação na Série B na próxima temporada. Assim, Vasco, Figueirense, Atlético e Náutico é quem estão com a “batata assando”. De acordo com o site Infobola, a possibilidade de queda do Furacão é de 35%, enquanto o site Chance de Gol aponta para 39%.

A torcida atleticana tem que torcer por uma vitória para não ter que sofrer, ainda mais acompanhando o desfecho dos outros jogos. Caso o Furacão empate, terá que rezar para que Figueirense e Vasco percam ou empatem.

Se um deles ganhar, a torcida é para que o Náutico seja derrotado pelo Santos, por dois gols de diferença. Se o pior acontecer e o Rubro-Negro paranaense for superado pelo Flamengo, Figueirense e Vasco poderão, no máximo, empatar.

Campeonato Brasileiro

2.º turno – 37.ª rodada

Náutico 2 x Atlético 1

Náutico

Eduardo; Vagner, Everaldo (Kuki, 29′ do 1.º tempo), Titi; Ruy, William, Deley, Geraldo (Reinaldo, 39′ do 2.º tempo) e Anderson Santana (Clodoaldo, 17′ do 2.º tempo); Felipe e Gilmar. Técnico: Roberto Fernandes.

Atlético

Galatto; Rhodolfo, Antônio Carlos (Júlio César, 38′ do 2.º tempo) e Chico; Zé Antônio (Alberto, 27′ do 2.º tempo), Valencia, Alan Bahia, Fernando (Gustavo Lazzaretti, 19′ do 2.º tempo) e Netinho; Ferreira e Rafael Moura. Técnico: Geninho.

Gols: Ferreira, 17′ do 1.º tempo; Clodoaldo, 20′ e 34′ do 2.º tempo.
Cartões amarelos: Alan Bahia, Everaldo, Deley, Netinho e Reinaldo.
Cartões vermelhos: Ferreira, 21′ do 1.º tempo, e Gilmar, 44′ do 2.º tempo.
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS).
Assistentes: José Antônio Chaves Franco Filho (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS).
Renda: R$ 118.330,00 (19.390 pagantes).