Atlético mantém busca por mais atacantes

O ataque sempre foi um dos diferenciais do Atlético. Tanto é verdade que vários avantes rubro-negros fizeram história no futebol brasileiro. Como não lembrar das duplas Washington e Assis, na década de 80, Oséas e Paulo Rink, nos anos 90s, e mais recentemente do artilheiro Washington “Coração Valente” que, no Furacão, conquistou em 2004 o título de maior goleador em campeonatos brasileiros (34 gols), marca que persiste até hoje.

Mas em 2008 a parte ofensiva atleticana não funcionou e o time sofreu. No Brasileirão a equipe teve o 3.º pior rendimento de toda a competição com 45 gols, a frente apenas do Ipatinga (37) e Santos e Náutico (44). Rafael Moura foi o principal nome do ataque com 7 gols (ver quadro).

No setor foram testadas diversas formações durante a temporada e nenhuma delas convenceu. A baixa produtividade ofensiva rendeu a um volante (Alan Bahia) o título de artilheiro da equipe no nacional, com 10 gols.

Formação

Diante desses números, a diretoria já adiantou que a prioridade nas contratações é para o ataque.

Atualmente o elenco conta com algumas opções, mas que devem ser reduzidas. Joãozinho rescindiu contrato; Anderson Aquino vai ser emprestado ao Ituano(SP) e Pedro Oldoni tem seu nome cogitado pelo Corinthians, apesar de o Atlético informar que ainda não foi procurado pelo Timão.

Ferreira é opção para frente e meio-campo. Jogadores de ofício apenas Rafael Moura, Júlio César e os novatos Willian e Wallyson.

Sobre a chegada de reforços, o presidente Marcos Malucelli comentou: “Precisamos de alguém que resolva nossa falta de gols. Tem que chegar para ser titular e não que venha para disputar posição”. O presidente disse ainda que há uma lista de atletas e que contatos estão sendo feitos.

Palmeiras

O Atlético tenta trazer o atacante Osvaldo do Fortaleza, porém o jovem interessa a outras equipes e a negociação não está sendo fácil. Outra alternativa pode vir do Palmeiras. Os dois clubes tratam o empréstimo do zagueiro Danilo e o Furacão pode aceitar jogadores como moeda de troca, em torno de 2 a 3.

Lenny, que não será aproveitado por Vanderlei Luxemburgo, pode ser uma possibilidade. O atacante também interessa ao Vitória (BA). O time baiano e o paulista tentam um acerto para que o volante Willians defenda o Verdão.