Atlético joga para conservar tabu em Minas Gerais

Cinco rodadas sem vencer e correndo o risco de, em caso de derrota, deixar o G4 (grupo que garante vaga à Libertadores). Esse é o Cruzeiro que o Furacão enfrenta hoje, às 18h10, em Belo Horizonte, com a necessidade iminente de uma vitória para se reencontrar no Brasileirão. Do outro lado da balança está o time paranaense, que joga embalado pelos últimos resultados – está há quatro jogos sem perder e levar gols – e conta com o minitabu criado no Mineirão, onde não perde desde maio de 2003, contabilizando jogos contra Cruzeiro e Galo.

Motivado com a possibilidade de figurar no topo da tabela e com o retorno do atacante Alex Mineiro (box), o Atlético pretende encarar a Raposa em condições de igualdade e voltar com os três pontos na bagagem. Ney Franco não tem problemas para escalar a sua equipe e contará com força máxima. Viáfara está confirmado no gol e nas demais posições a equipe será a mesma que derrotou o América-RN na rodada passada.

Conforme Franco, o Rubro-Negro está preparado para enfrentar a ofensividade do Cruzeiro – time com o ataque mais positivo da competição (66 gols). ?A estratégia é ter em campo uma equipe que saiba marcar forte, para roubar a bola. E de posse dela sair pra cima, liberando os dois alas e um volante para apoiar o ataque. Temos que ter equilíbrio entre as ações e errar poucos passes?, explicou.

O sucesso do Atlético em Belo Horizonte dependerá da postura do time em campo, identificando os momentos para suportar a pressão e impor seu futebol. ?A tendência é que o Mineirão esteja lotado. Temos que fazer um bom primeiro tempo e, quem sabe, sair vencendo, pois daí o lado psicológico pode pesar contra o Cruzeiro?, analisa o treinador.

O capitão Claiton concorda e diz que o segredo para a vitória é marcar forte e sair no contra-ataque. ?Temos que ter personalidade. Não podemos pensar apenas em nos defender. Estamos bastante motivados para buscara vitória.?

A conquista de três pontos é essencial para manter o sonho atleticano de disputar mais uma Libertadores. Outro resultado praticamente limita o clube a brigar por uma vaga à Sul-Americana e a fugir da zona de descenso. ?Sabemos que os três pontos contra o Cruzeiro vão fazer com que a Arena esteja lotada contra o Grêmio. É uma esperança a mais para todos e, por isso, vamos lutar por uma vitória?, finalizou Claiton.

Campeonato Brasileiro

33.ª rodada

Cruzeiro x Atlético-PR

Cruzeiro: Fábio; Jonathan (Maicossuel), Thiago Heleno, Léo Fortunato e Fernandinho; Ramires, Charles, Kerlon e Leandro Domingues; Guilherme e Alecsandro. Técnico: Dorival Junior.

Atlético: Viáfara, Rhodolfo, Antônio Carlos e Danilo; Jancarlos, Valencia, Netinho, Claiton e Michel; Ferreira e Marcelo Ramos. Técnico: Ney Franco.

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Hora: 18h10

Árbitro: Paulo César Oliveira (FIFA-SP)

Assistentes: Ednilson Corona (FIFA-SP) e Alessandro Rocha (FIFA-BA).

Mineirão: Ê trem bão, sô!

Se jogar no Mineirão traz boas lembranças ao Atlético, dá mais motivação para alguns integrantes da delegação. Após três meses de recuperação, o atacante Alex Mineiro poderá voltar aos gramados em sua terra natal. O ídolo atleticano, que nasceu em Belo Horizonte, foi liberado pelo departamento médico e integrará o banco de reservas, com grande possibilidade de entrar no decorrer da partida, graças ao bons treinos que realizou.

Outro que se sente bem em Minas é o comandante Ney Franco. ?Voltar à minha região é sempre muito agradável. E jogar no Mineirão é interessante. Ia no estádio como torcedor e sonhava com o dia em que estaria lá, dirigindo uma equipe da Série A . Vou ter essa oportunidade hoje?, explicou.

Outro com boas lembranças daquele estádio é o atacante Marcelo Ramos. Fez grandes apresentações e gols defendendo a camisa cruzeirense e retorna ao Mineirão como titular do Furacão. Bom local e hora para o artilheiro reencontrar seu futebol e desencantar. Marcelo não marca desde o clássico contra o Paraná Clube, há cinco rodadas.

Voltar ao topo