Atlético já não é imbatível em casa

Jogar na Arena, dentro de seus domínios, sempre foi o trunfo do Atlético para obter bons resultados.

A fórmula para isso é simples: pressão da fanática torcida rubro-negra, que não pára de empurrar o time um minuto sequer. A energia positiva contagia os atletas, que se transformam em guerreiros em campo. Porém, a mística do estádio atleticano foi colocada em xeque neste início de ano, principalmente nos momentos mais decisivos para o clube. A torcida compareceu, mas não foi suficiente para levar o time à final do Estadual e à semifinal da Copa do Brasil. Os carrascos foram Paraná e Fluminense, respectivamente.

Nesta temporada, o Atlético disputou 15 partidas oficiais e um amistoso na Arena.

O aproveitamento beira os 63%. Dos jogos oficiais, o Furacão obteve seis vitórias, quatro empates e duas derrotas no Paranaense e, pela Copa do Brasil, duas vitórias e uma derrota.

Iniciou a temporada pelo Estadual sendo derrotado pelo Rio Branco, por 1 a 0, em 17 de janeiro. Para a estréia no Brasileirão, a torcida espera uma postura e resultados diferentes. Começar com o pé direito, em casa, é sempre um bom sinal e manterá o time como um dos líderes da competição.

Inter é o carrasco do Rubro-Negro na Arena

O primeiro adversário do Atlético neste Brasileirão, dentro de casa, é o Internacional, de Porto Alegre, time que tem o costume de aprontar peças na capital paranaense diante do Furacão. O clube gaúcho foi a primeira equipe, da elite nacional, a vencer dentro da nova Baixada (25/08/1999) e o time que mais derrotou o Atlético em casa: cinco vezes. A última, inclusive, foi no Brasileiro do ano passado, quando o Colorado venceu por 2 a 1.

Na Arena, as duas equipes se enfrentaram nove vezes (ver quadro). As únicas vitórias aconteceram na Seletiva de 1999, na 1.ª fase da Copa João Havelange em 2000 e no Brasileirão de 2003, último triunfo Rubro-Negro diante do Inter, em Curitiba.

Preparação para o jogo

Para dar movimentação aos jogadores que estão sem ritmo de jogo, como os recém-contratados Edwin Valencia – volante colombiano – e o meia-atacante Tiago, além do atacante Denis Marques – que retornou do departamento médico-, o Atlético realizou um jogo-treino contra o Iguaçu, de União da Vitória, equipe que participou do Estadual deste ano e terminou em 13.º lugar. O jogo aconteceu à tarde no CT do Caju e os atletas considerados titulares foram poupados da atividade. O Furacão goleou por 5 a 0. Quem também participou da atividade foi o atacante Paulo Rink, que se prepara para o seu jogo de despedida, na próxima semana.

Pela manhã, Vadão comandou um treinamento tático com os atletas dando ênfase à marcação e finalização de jogadas. O treinador ainda não definiu o time titular que enfrenta os gaúchos. Vadão tem todo o elenco à disposição, com exceção do atacante Ricardinho, que permanece no departamento médico.

Voltar ao topo