Resposta ainda hoje

Atlético investe na contratação de Falcão

O técnico Paulo Roberto Falcão recebeu quarta-feira, em Porto Alegre, a visita do presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia, que lhe fez um convite: assumir o Furacão em 2012.

No encontro, Falcão foi apresentado à proposta de trabalho que o dirigente planejou para o clube na próxima temporada. Apesar de nem o treinador nem Petraglia confirmar o encontro – ambos não atenderam aos telefonemas do Paraná Online, ontem -, a imprensa gaúcha noticiou fartamente a reunião.

Segundo fontes, Falcão estaria analisando a proposta e ficou de dar uma resposta ainda hoje. Petraglia não quer perder muito tempo com a escolha da comissão técnica para iniciar a contratação de reforços e teria pedido uma definição urgente do técnico.

O dirigente também tem pressa em dar uma resposta à torcida, já que hoje completa uma semana no cargo e sua única ação efetiva até agora foi demitir integrantes da categoria de base, do departamento médico e da área administrativa.

Porém, salário e vaidade por desejar um clube de Série A podem impedir a vinda de Falcão ao Atlético. A intenção do treinador é receber vencimentos em torno de R$ 300 mil, valor muito alto e fora da programação orçamentária do Furacão para 2012.

O investimento maior deve acontecer somente em 2013, com a promessa de que o clube retornará à Série A e já estará de volta à Arena da Baixada reformada e pronta pra receber os quatro jogos da Copa do Mundo.

Recentemente, para se recolocar no mercado em um clube de ponta, Falcão esteve investindo em aprimoramento. Depois de uma rápida experiência na beira do campo, com os três meses que ficou à frente do Internacional – entre as disputas do Campeonato Gaúcho (campeão), Copa Libertadores e início do Campeonato Brasileiro -, o técnico foi atrás de modernização e mais conhecimento.

Em novembro, fez um intercâmbio na Europa, passando por clubes da Espanha e da Itália, para voltar forte em 2012. Na Europa, entre muitas visitas, teve reuniões e troca de experiência com três nomes importantes do futebol europeu.

Na Itália, onde ainda é ídolo da Roma, esteve com o técnico da seleção italiana Cesare Prandelli e Arrigo Sacchi, coordenador das seleções de base do país. Na Espanha, o encontro foi com o treinador do Real Madrid, José Mourinho.

Empolgado com a experiência, logo que retornou ao Brasil Falcão voltou a enfatizar os planos para o próximo ano. “Tenho plena convicção que este intercâmbio me deixa ainda mais preparado para assumir, com sucesso, um novo projeto como treinador em 2012”, disse.

O que pode convencer Falcão acertar com o Atlético é que ele um período longo de contrato para poder implanatr suas ideias. Em fevereiro deste ano, o clube quase o contratou, mas ele exigiu um contrato de dois anos e o então presidente Marcos Malucelli só o queria por dez meses.