Atlético está pronto para o clássico de amanhã

Ao contrário do rival, que treinou com portões fechados e faz segredos na escalação, o Atlético está pronto e definido para encarar o clássico amanhã, às 18h10, na Arena. Após o treinamento de ontem, no CT do Caju, Ney Franco confirmou o time e a presença de Ferreira, no ataque. Assim, a única mudança em relação à equipe que venceu o Palmeiras é a entrada de Rhodolfo na zaga no lugar de Danilo, que cumpre suspensão.

O treinador atleticano disse que a escolha do Paraná em realizar o treino secreto é uma opção válida e que também a usaria se fosse preciso. Ressaltou, porém, que o Atlético vem apresentando um bom futebol desde a vitória contra o Galo e que não vê necessidade em esconder o jogo. ?Estamos numa seqüência com a mesma equipe e não tem por que alterar?, afirmou o comandante rubro-negro.

O segredo em relação à escalação do Tricolor também não preocupa Ney Franco. ?A única coisa é que a palestra vai ficar mais longa, mais abrangente, pois trabalharemos no campo da hipótese?, resumiu. Para o técnico, o adversário deve entrar no esquema 3-6-1 para congestionar o meio-campo e explorar o contra-ataque. Porém, a entrada de Vinícius Pacheco, na frente, também é avaliada.

Caso apareça alguma surpresa, ainda há possibilidade de correções no esquema de jogo no vestiário, pois as escalações são divulgadas 40 minutos antes do início do clássico.

A grande preocupação do Atlético é, sem dúvida, o camisa 9 paranista. Josiel é o artilheiro do campeonato e, no último confronto entre as equipes, no primeiro turno, na Vila Capanema, o atacante marcou dois gols na defesa atleticana.

Para evitar sofrer gols no clássico, no treinamento de ontem foi dado ênfase ao sistema defensivo, principalmente nas bolas alçadas na área. Foram em jogadas de bola parada que o Furacão sofreu os últimos três gols no Brasileirão.

O zagueiro Nem disse, no decorrer da semana, que nunca perdeu para o Atlético desde que deixou o clube, e que isso não acontecerá amanhã. As provocações feitas pelo paranista ?nem? repercutiram no CT do Caju. Para o técnico rubro-negro, as palavras servem para promover o clássico e que seus atletas estão preocupados apenas em jogar bola e buscar a vitória, independente do que o adversário fala.

Clássico recheado de estreantes

Vários jogadores escalados para enfrentar o Paraná são estreantes em clássicos paranaenses. Os zagueiros Rhodolfo e Antônio Carlos, o volante Claiton, o atacante Marcelo Ramos, o ala Piauí e o goleiro Viáfara são os titulares que irão passar por essa experiência. O tarimbado Jancarlos disse que apesar de todos eles debutarem em confrontos no Paraná, isso não é nenhum problema para o jogo de amanhã. ?Todos já disputaram clássicos em outras regiões do País e têm experiência de sobra para saber lidar com essa situação?, explicou.

A formação que entrará em campo amanhã não lembra em nada o time que deu vexame no último confronto entre os rivais na Arena, em jogo válido pela semifinal do Paranaense deste ano. Daquela partida, de péssimas lembranças para os rubro-negros, apenas Netinho, Rogério Correa e Ferreira serão titulares. Do restante, sangue novo para buscar a reabilitação na tabela e afastar-se cada vez mais da zona de rebaixamento.

O esquema tático do Furacão também não é o mesmo. Na era Vadão, o time atuou no 4-4-2, com Netinho improvisado na lateral esquerda. Com Ney Franco, a formatação é no 3-5-2 e Netinho atuando onde sabe jogar, na armação.

No confronto envolvendo Rubro-Negro e Tricolor, na Arena da Baixada, o Atlético tem ampla vantagem sobre seu adversário. Em 15 jogos, a torcida da casa comemorou oito vezes, enquanto o rival apenas uma.

Voltar ao topo