Atlético encara o São Paulo na Sul-Americana

Finalmente o Atlético terá a chance de enfrentar o São Paulo, na Arena, em partida válida por um campeonato internacional.

O confronto entre as duas equipes foi confirmado ontem, em Buenos Aires, em sorteio realizado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e é válido pela fase regional da Copa Nissan Sul-Americana.

Serão dois jogos no sistema mata-mata e o primeiro deles na Arena da Baixada. A data ainda não foi definida.

O confronto entre rubro-negros e tricolores será a oportunidade que a torcida do Atlético espera desde a final da Copa Libertadores, em 2005, quando a pressão são-paulina fez com que a Conmebol não permitisse que o Furacão jogasse em seu estádio.

Assim, Atlético e São Paulo atuaram em Porto Alegre e, sem o apoio da torcida, o time paranaense não passou de um empate (1 a 1) dando a vantagem ao adversário de decidir no Morumbi e garantir mais um título da Libertadores.

Sobre o embate da Sul-Americana deste ano, o técnico Roberto Fernandes disse que o Atlético não poderia ter adversário mais forte para a sua estréia, principalmente devido à tradição do Tricolor em competições internacionais.

No entanto, ponderou que será um grande jogo e que gosta do estilo mata-mata, porque mexe muito com o emocional do torcedor. ?A expectativa é grande e boa para que possamos passar pelo São Paulo e seguir na fase internacional da competição?, finalizou.

Disputa

A Copa Sul-Americana tem início em 30 de julho e término previsto para 3 de dezembro. 34 equipes disputarão a competição sendo oito delas brasileiras (Atlético-PR, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Atlético-MG, Botafogo, Inter e Grêmio).

A Sul-Americana é disputada desde 2002 e nunca um time tupiniquim conseguiu vencê-la. Em seis edições, equipes argentinas venceram quatro delas. O Atlético participou duas vezes da Sul-Americana (2006 e 2007) e em sua estréia chegou à semifinal, sendo desclassificado pelo Pachuca, do México, que sagrou-se campeão daquele ano. Em 2007, o Furacão fez fiasco e não passou da fase regional, sendo desclassificado pelo Vasco. Perdeu na Arena por 4 a 2 e em São Januário por 2 a 0.

Rivalidade

Desde a disputa da final da Copa Libertadores em 2005, o São Paulo tornou-se ?o time a ser batido? para a torcida do Atlético, apesar de essa rivalidade restringir-se ao estado do Paraná. A partir dali problemas com a transferência de jogadores do Rubro-Negro para o Tricolor paulista, inclusive com brigas judiciais, acirraram ainda mais o clima de disputa entre as duas equipes.

Neste ano, o São Paulo já jogou na Arena da Baixada, pela segunda rodada do Brasileirão. E com o time reserva conseguiu empatar em 1 a 1. Ressalte-se que o Tricolor paulista nunca venceu o Atlético na Arena da Baixada.

Voltar ao topo