Atlético apresenta novos reforços

Semana de trabalho e de novidades no CT do Caju. Como o Atlético só joga no domingo, nos Campos Gerais, contra o Iraty, o técnico Ney Franco ganhou um bom tempo para conversar, treinar e fazer os ajustes necessários para que o time reencontre o caminho da vitória, único resultado que interessa no momento. Ontem, na reapresentação, o dia foi de muita conversa e de suor para melhorar a parte técnica, tática e emocional da equipe.

Se a comissão técnica trabalha para dar conjunto à equipe, a diretoria se empenha na busca por reforços. Ontem, o garoto Allisson, 20 anos, foi apresentado oficialmente como o mais novo centroavante do elenco. O clube também comunicou a contratação do volante Zé Antônio, que veio do futebol sueco. Também é esperada para breve a confirmação do meia Renato, atualmente na Ponte Preta, e que está negociando com o Furacão. Outro que pode pintar em Curitiba é o volante Léo Medeiros, que está no Flamengo. Segundo a imprensa carioca, o jogador seria um pedido de Ney Franco, pois os dois trabalharam juntos na Gávea e também no Ipatinga (MG). Medeiros não está sendo muito aproveitado por Joel Santana e isso facilitaria a negociação, que ocorreria por empréstimo até o final do ano.

Análise

Ney Franco comentou sobre os reforços e destacou a contratação do volante Zé Antônio. ?Conheço muito bem, da passagem pelo Atlético Mineiro. É um jogador que vai me dar opção, porque joga tanto de (segundo) volante como meia do lado direito. E se jogarmos com três zagueiros, também faz bem a função de ala direito?, explicou o treinador. Zé Antônio assinou com o Atlético, por empréstimo até o final do ano. Ele já jogou pelo Botafogo de Ribeirão Preto, Galo Mineiro e atualmente defendia o BK Häcken, da Suécia. O atleta realizou exames médicos e deverá ser apresentado na sexta-feira.

Quanto ao jovem Allisson,  Ney Franco tem poucas informações e disse que o centroavante foi indicado pelos olheiros do Atlético. ?Foi um dos destaques da Copa São Paulo. Está à nossa disposição?, explicou.

Apresentação

Ainda demonstrando timidez, o garoto disse que a intenção é repetir no Atlético a mesma performance que teve nas categorias de base do Corinthians, ser artilheiro. ?Não vim para resolver, mas pra ajudar a equipe?, disparou. Sobre suas qualidades relatou ser jogador de área, ?centroavante mesmo?, e que se espelha no futebol de Washington (Coração Valente), pois acredita ter as mesmas características do artilheiro que defendeu o Rubro-Negro em 2004.

Reforços pro Paranaense

Dos novos contratados, Zé Antônio é o único que deverá ter condições de estrear antes do término da segunda fase do Paranaense. Ele depende apenas da liberação de documentos, pois trata-se de uma transferência internacional. ?Para a próxima partida, Zé Antônio não terá condições de jogo. Contra o Paraná, talvez?, afirmou Franco. Já o novo centroavante vai demorar mais tempo para vestir a camisa rubro-negra em uma partida oficial. O treinador disse que precisa conhecer melhor as características do atleta e que ele será avaliado nos treinamentos.

Sobre novas contratações, Ney Franco contou que indicou vários nomes e que a diretoria está trabalhando em cima. Porém muitos deles estão disputando outras competições e só devem chegar para a disputa do Brasileirão. ?O perfil desses jogadores é com experiência e que já tenham disputado Série A ou competições importantes?, finalizou.

À disposição

Não é reforço mas é um jogador que criou muita expectativa quando anunciado pelo Atlético no início do ano. O atacante Wallysson, herói das recentes conquistas do ABC de Natal e que ainda não pôde mostrar seu futebol no Furacão devido a uma pubalgia, poderá compor o banco de reservas contra o Iraty ou Paraná. O atleta de 19 anos está treinando bem, mas ainda não suporta disputar uma partida inteira.

Renato, da Ponte, está nos planos

Julio Tarnowski Jr.

O meia Renato, 23 anos, pode ser o novo reforço do Atlético pro Brasileirão. Mas a negociação não será tão fácil quanto o Rubro-Negro gostaria. O jogador, que já fez seis gols na temporada, é um dos destaques da Ponte Preta, que briga primeiro para se classificar no Paulistão. A Macaca tem 27 pontos, e ocupa a 3.ª colocação. Além disso, o time de Campinas quer manter a base do Estadual para tentar voltar à 1.ª divisão do Brasileiro.

?Nossa intenção é permanecer com todos os jogadores que estão disputando o Paulista?, afirmou ontem por telefone José Luiz Carbone, diretor técnico da Ponte Preta. Ele disse que o trabalho sério que o clube está fazendo ?começa a dar resultados?.

Por isso, segundo Carbone, a Ponte não pretende se desfazer de algum atleta, e fará todos os esforços para manter o grupo. ?O Renato tem contrato conosco até o final do ano. E queremos que ele permaneça para o próximo ano?, afirmou o diretor, não escondendo porém que ?uma negociação com o Atlético poderia acontecer?. ?Troca de jogadores? Pode até acontecer, mas no momento não nos foi oferecido nada?, completou Carbone.

A possibilidade de Renato vir para o Furacão ainda para o Brasileirão 2008 foi levantada por Welson Ferreira Júnior, presidente da Ferroviária (SP). A equipe de Araraquara detém 50% dos direitos federativos do meia. Os outros 50% seriam da Ponte Preta. ?Temos uma estreita relação com o Atlético. Somos bons amigos há tempos?, afirmou o presidente da Ferroviária.

O Rubro-Negro já teria negociado a parte do time de Araraquara. Uma cláusula do contrato de Renato com a Ferroviária prevê que se o jogador fosse negociado para algum outro time do Brasil, a multa seria de R$ 2 milhões. Para o exterior esse valor também seria de 2 milhões, mas em euros, o que equivaleria a R$ 5,3 milhões.

O procurador do jogador, Cândido Santos, foi procurado ontem pelo Paraná-Online, mas não retornou as ligações até o fechamento da edição.

Frutos de uma parceria

Os laços de amizade entre Atlético-PR e Ferroviária já vêm de algum tempo. Essa é mais uma parceria, entre as tantas já efetivadas pelo Furacão pelo território nacional. Só nesta temporada o time de Araraquara já tem quatro atletas do Furacão. Welington, meia-esquerda, foi emprestado para o time paulista na metade de fevereiro. Antes o Atlético já tinha encaminhado o meia Éverson Luís, o Chimba, o lateral-direito Edimar e o atacante Washington, que estão disputando a Segundona do Paulista desde o seu início. A Ferroviária, com 25 pontos, ocupa a 4.ª colocação da Série A-2. As quatro primeiras equipes sobem para a 1.ª Divisão do Paulista em 2009.

Voltar ao topo