Atlético apresenta Areninha

Os planos do Atlético para a Arena da Baixada não se resumem ao projeto apresentado no último sábado. Além da conclusão e reforma do estádio, o clube planeja construir uma arena coberta, com capacidade para cerca de 6 mil pessoas. É a ?fase 3? do Joaquim Américo, ainda sem prazo para sair do papel.

A intenção de construir a ?Areninha? foi revelada pelo presidente Mário Celso Petraglia ainda em 2005. ?Na mesma obra, com o mesmo tempo, recurso e condições, nós faremos a conclusão da Arena e a construção de outra, indoor. Elas serão inauguradas na mesma data, no mesmo evento?, disse Petraglia, na época.

A nova estrutura ficaria ao lado do estádio, no terreno antes ocupado pelo colégio Expoente. Ela foi incluída num estudo preliminar feito pela Vigliecca, empresa que elaborou o projeto. Ilustrações que mostravam como ficaria o complexo completo chegaram a vazar na internet.

Porém, os planos mudaram e a ?Areninha? acabou excluída do projeto apresentado ao público e aos inspetores da Fifa, que avaliaram o estádio com vistas à Copa do Mundo de 2014. Mas as imagens e plantas baixas divulgadas pelo clube mostram que ela não foi deixada de lado pelos dirigentes rubro-negros.

No local anteriormente previsto para a novo ginásio atleticano, as projeções prevêem um estacionamento, que terá três andares e ampliará a capacidade total do estádio para 1.908 veículos. Futuramente, essa estrutura será o subsolo da Areninha, que será totalmente integrada às novas arquibancadas da Baixada.

Desafio

Chegar ao número de vagas de estacionamento exigido no caderno de encargos da Fifa foi um dos maiores desafios do projeto atleticano. Com a nova construção, o estádio terá 1.908 vagas internas. No total, serão 46.476 metros quadrados para torcedores, jornalistas, delegações e funcionários estacionarem seus carros.

Mesmo assim, o Joaquim Américo ainda estará abaixo do que deseja a entidade que controla o futebol mundial. A Fifa recomenda que os estádios tenham lugares para um número de veículos correspondente a 10% da capacidade de público.

Para chegar às cerca de 4 mil vagas que a Arena necessitaria para atender a Fifa, os autores do projeto utilizaram a localização central do estádio. Segundo os dados apresentados pelo Atlético, existem 7.500 lugares para carros e 2 mil para ônibus em estacionamentos num raio de 2km do estádio. Ou seja, 11.408 vagas para os grandes eventos.

Voltar ao topo