Atlético apela para venda avulsa de ingressos

Longe da Arena da Baixada, o Atlético está se distanciando de sua torcida. Apesar da campanha de marketing espalhada por Curitiba, e com repercussão na TV e na internet, o fato de jogar em estádios alugados não tem conseguido fazer o Furacão mobilizar seu público. Assim, o clube decidiu adotar uma nova estratégia: voltar a vender ingressos avulsos para os rubro-negros, o que expõe que o clube pode estar perdendo sócios. A nova medida vale já para o jogo de amanhã, entre Atlético e Operário.

O Atlético não confirma dados, mas nos bastidores a perda de sócios já teria passado da casa dos 20%, e com quedas diárias. No site oficial, o número de sócios está em pouco mais de 17 mil, com 18 mil cadeiras ocupadas, número duas vezes maior que o espaço que a Vila Capanema oferece hoje aos atleticanos (8.999 lugares). Ainda assim, mesmo divulgando que ainda tem um número de associados que é o dobro do que o estádio do Paraná Clube conseguiria comportar, a diretoria optou por fazer venda avulsa.

Isso cria uma contradição, já que passa a não assegurar o direito do sócio de ter seu lugar garantido no jogo. É mais um sinal de que o clube está em busca de alternativas para a aumentar a média de público e evitar tanta evasão de sua torcida neste período sem Arena.

A venda de ingresso e a validação dos smarts estão acontecendo simultaneamente e no esquema de “quem chegar primeiro, leva”. Assim o clube pode conseguir elevar um pouco sua arrecadação em jogos. Para quem não é sócio, os bilhetes custarão R$ 60, sendo R$ 30 a meia entrada. Até então, a diretoria disponibilizava as entradas apenas para os sócios que tinham de habilitar seus smarts pela internet.

Em cinco jogos como mandante, o Furacão amargou prejuízo em dois deles. Em uma partida no Janguito Malucelli e no duelo no Germano Krüger. No Ecoestádio, o déficit foi de R$ 19.280,00. Em Ponta Grossa, a perda foi de R$ 17.455,00. Nem mesmo o Atletiba foi capaz de fazer o time conseguir uma boa arrecadação. O clássico teve apenas 60% do espaço ocupado da Vila Capanema. Dos 8.999 lugares liberados para os atleticanos, 5.397 foram ocupados.

A fuga de público pagante faz a média do Atlético no Estadual ser de 2.902. No ano passado, durante o Paranaense, a média foi de 9.618. Ou seja, a queda foi de quase 70% de uma competição para outra. É o preço pago pelo fechamento da Arena da Baixada para a Copa do Mundo 2014.